Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Campanha incentiva a doação de leite materno em Jundiaí

Publicada em 22/08/2019 às 10:18

A amamentação é recomendada por, pelo menos, até os primeiros seis meses do bebê após o nascimento, período em que o desenvolvimento exige todos os nutrientes necessários encontrados no leite materno.

A amamentação é recomendada por, pelo menos, até os primeiros seis meses do bebê após o nascimento

Mas nem toda mãe conta com a sorte de amamentar o filho, recebendo então a ajuda e solidariedade de outras mães e equipes aptas a colaborar no aleitamento materno, como o Banco de Leite Humano de Jundiaí.

O chamado leite excedente é o leite que a mãe produz a mais durante o período de amamentação do filho e há a escolha de colher e doar para bancos de leite.

Ir até um banco para doar não é problema em Jundiaí, pois as enfermeiras coletam o leite da doadora em casa e encaminham ao banco para análise, como faz Sandy Ellen de Oliveira, enfermeira do Banco de Leite Humano de Jundiaí, em visita às doadoras.

A veterinária Tatiane Queiroz recebe a visita da enfermeira do banco de leite pelo menos uma vez por semana. A filha tem apenas um mês e meio e, desde que o bebê nasceu, a mãe doa o leite excedente para ajudar outras crianças.

Apesar do bebê mamar de três em três horas, Tatiane chega a colher 200 mililitros por dia para doar, que fica estocado no freezer da casa.

“Percebi que a mama estava sempre repleta de leite, o que causava um pouco de desconforto. Como precisei fazer o esgotamento do leite, decidi dar um destino mais agradável a ele”, conta.

Se você é mãe e ainda está amamentando, pode ajudar outros bebês, especialmente aqueles que estão internados.

Já a dona de casa Aline Soltoski também amamenta o filho de hora em hora e enche cerca de dois vidrinhos de leite por semana para doação.

“As enfermeiras do banco vêm durante a semana com o vidro de coleta, onde eu armazeno o leite. Conforme tenho, nós vamos nos comunicando para combinar a retirada”, conta.

As enfermeiras também auxiliam as mães que precisam de ajuda em todo o processo de ordenha e armazenamento. “Nós ensinamos a fazer a massagem e a ordenha manual. Oferecemos todos os materiais e instruções de como a mãe irá fazer a retirada do leite e armazenamento.”

Os frascos de leite coletados são encaminhados ao Banco de Leite Humano. Lá, o leite é pasteurizado e passa por uma rigorosa análise, como explica a enfermeira Simoni Costa Padilha.

“Retiramos quatro mililitros de amostra do leite e enviamos para análise, na qual vamos verificar a presença de micro-organismos e ver a qualidade do leite para depois encaminhar aos bebês”, explica.

O leite doado pelas mães de Jundiaí é distribuído para três hospitais da cidade, como o Hospital Universitário. 85% dos bebês que estão no hospital dependem exclusivamente do leite doado para se alimentar, aumentando assim as chances de ir para casa o mais rápido possível.

A farmacêutica Daiane Godoy, mãe da pequena Sara, conta que a filha nasceu prematura e depende da ajuda de outras mães para se alimentar enquanto se recupera. “Nunca imaginei que fosse passar por isso, mas, graças ao leite doado, logo minha filha receberá alta”, conta.

O Banco de Leite Humano de Jundiaí fica na Rua Ragusa, 54, no Jardim Bonfiglioli. Em Sorocaba, o Banco de Leite Humano fica no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Lageado.

(Fonte: G1/ Imagem: Reprodução TVTEM)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/08/22/campanha-incentiva-a-doacao-de-leite-materno-em-jundiai/

Apoio