Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Queimadas na Serra do Japi deixam equipes de combate em alerta

Publicada em 27/08/2019 às 18:01

O tempo seco tem preocupado os agentes de meio ambiente na região de Jundiaí por causa das queimadas. Com pouca chuva nesta época do ano, muitos focos de incêndio são registrados. Em Jundiaí, a preocupação é com a Serra do Japi, uma das maiores reservas naturais de São Paulo.

Para evitar queimadas na área, guardas ambientais percorrem todos os dias vários quilômetros

Para evitar queimadas na área, guardas ambientais percorrem todos os dias vários quilômetros. Cada equipe da Guarda roda cerca de 100 quilômetros diariamente. As trilhas são percorridas em baixa velocidade, com carros especiais, mais altos, para superar os desafios naturais que surgem no caminho.

Combate na região
No sábado (24), dois focos atingiram áreas de vegetação. Um deles próximo à Rodovia dos Bandeirantes. O segundo estava em uma área de mato no bairro Terra Nova. Na noite de domingo (25), um incêndio de grandes proporções queimou 84 mil metros quadrados de uma área de preservação ambiental no bairro Santa Clara, próximo à Serra do Japi.

Segundo a GM, o risco aumenta no fim de semana por conta do número maior de pessoas no local, apesar da visitação ser proibida. Durante o patrulhamento, os guardas também conversam com os moradores da Serra do Japi. Eles reforçam cuidados como não queimar folhas e lixo para tentar reduzir o risco de incêndio.

(G1; Imagem: Arquivo Pessoal)


Leia mais CidadesDestaqueMeio Ambiente
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/08/27/queimadas-na-serra-do-japi-deixam-equipes-de-combate-em-alerta/

Apoio