Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Para monja budista, evento ‘Suicídio: As Dores da Alma’ desfaz tabus

Publicada em 05/09/2019 às 11:00

Ela pensa na sua fala. Prepara sua participação no Palco da Cidade: Suicídio: As Dores da Alma. A monja budista Kelsang Chime, bastante conhecida em Jundiaí, é uma das convidadas que estará no Teatro Polytheama, sexta-feira (13), a partir das 19 horas. “Quero falar sobre a grande oportunidade de estar vivo. A morte já está lá, no lugar dela. Não precisamos colocar a carroça na frente dos burros”, adianta.

Monja do Centro Budista Kadampa Vajrayogini de Jundiaí acredita no evento como ferramenta que destrói tabus

“Falar sobre o suicídio lança luz e esclarecimento sobre o assunto, a claridade e lucidez fazem os tabus e suas sombras desaparecerem. Quando se fala sobre o suicídio as pessoas vão entender que não são as únicas com problemas, podem compartilhar experiências de superação e com isso podem aprender usar o sofrimento e se aproximar umas das outras”, pondera.

Com uma fala pausada e tranquila, a monja diz ainda ser preciso entender que “somos todos como células do mesmo corpo”. “Por qual razão uma gota d’água deve sentir-se sozinha no meio do oceano?”, indaga. “É preciso sentir-se parte do oceano da vida, lugar onde se pode partilhar experiências, melhorar a percepção de si mesmo, do outro e até entender os sofrimentos como aprendizado, aperfeiçoamento”, completa.

A ausência dessa compreensão a que se refere a monja budista, o isolamento em razão da solidão no adulto, a fragilidade dos vínculos na infância, a automutilação na adolescência, serão os principais assuntos focados no evento. “Como eu disse, quero deixar claro na minha fala, a oportunidade magnífica que é a vida, que é viver. A morte já está nos seu lugar”, repete Kelsang Chime.

Palco da Cidade: Suicídio: As Dores da Alma é uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, numa causa abraçada pelo prefeito Luiz Fernando Machado desde 2016. É promovido e realizado em parceria entre a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, CVV – Centro de Valorização da Vida, com produção da TVTEC e Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (Ugirc), Unidade de Gestão de Cultura e Teatro Polytheama. E com apoio da PM, FMJ, HU, Hospital São Vicente, Escola Divina Providência, Centro Budista Kadampa e imprensa local. O encontro será gratuito e aberto ao público. Interessados devem retirar os ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro, no dia 12 de setembro, a partir das 10 horas.

(Por Pedro Fávaro Jr. e Caroline Ferreira)

 


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/05/para-monja-budista-evento-suicidio-as-dores-da-alma-desfaz-tabus/

Apoio