Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Psiquiatra avalia como preventivo o olhar ético do evento ‘Suicídio: As Dores da Alma’

Publicada em 06/09/2019 às 11:44

A psiquiatra Maria Cristina Ramos de Stefano editou o que tinha sido uma espécie de agenda, uma coletânea de anotações feitas pelo filho dela Filipe, que tirou a própria vida, o livro ‘Suicídio, Epidemia Calada’. a publicação foi o embrião do que é hoje o Palco da Cidade: Suicídio: As Dores da Alma, em sua quarta edição,  evento a ser realizado sexta-feira (13), a partir das 19 horas – no Polytheama. “Nessa caminhada de mais de três anos, tenho observado um crescimento na busca de informações que auxiliem as pessoas a se prevenirem desse tipo de morte”, informa.

Maria Cristina Ramos de Stefano, psiquiatra que publicou o livro ‘Suicídio, Epidemia Calada’ que deu origem ao evento

“Creio que o Suicídio: As Dores da Alma seja um momento que possibilita entender, a partir de um olhar ético, responsável e bem informado, que os quadros mentais, os quadros psiquiátricos, os quadros de sofrimento emocional, podem causar a morte mais trágica que é o suicídio. E esse olhar é preventivo”, avalia a especialista.

Sobre o trabalho do CVV, doutora Maria Cristina recorda tratar-se de auxiliar pessoas atingidas pelas dores psíquicas, como depressão, desânimo, dependências químicas associadas a sentimentos profundos de desespero, desamparo e desesperança, sem julgamentos.

“Tenho aprendido muito como voluntária. No CVV, sempre perguntamos: como vai você? E nesse trabalho de acolhimento, de escuta compreensiva, de valorização da vida, temos ajudado pessoas em momentos de grande angústia a encontrarem um certo alívio”, conta a especialista. “Nessa caminhada de três anos, tenho observado um crescimento na busca de informações que auxiliem as pessoas a se prevenirem desse tipo de morte”, complementa.

Palco da Cidade: Suicídio: As Dores da Alma é uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, numa causa abraçada pelo prefeito Luiz Fernando Machado desde 2016. É promovido e realizado em parceria entre a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, CVV – Centro de Valorização da Vida, com produção da TVTEC e Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (Ugirc), Unidade de Gestão de Cultura e Teatro Polytheama. E com apoio da PM, FMJ, HU, Hospital São Vicente, Escola Divina Providência, Centro Budista Kadampa e imprensa local. Os interessados devem retirar os ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro, no dia 12 de setembro, a partir das 10 horas.

(Por Pedro Fávaro Jr. e Caroline Ferreira)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/06/psiquiatra-avalia-como-preventivo-o-olhar-etico-do-evento-suicidio-as-dores-da-alma/

Apoio