Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Vereador Faouaz Taha vê luta contra suicídio como ‘exercício de cidadania’

Publicada em 09/09/2019 às 14:08

O vereador Faouaz Taha (PSDB) propôs e a Câmara de Jundiaí instituiu no Calendário de Eventos da cidade 10 de setembro como o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio em Jundiaí. A data já é lembrada como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje presidindo o Legislativo, Faouaz viu sua iniciativa ampliada pela inclusão do tema no Palco da Cidade. O encontro, agora em sua quarta edição, terá como tema “Suicídio: As Dores da Alma”. “Tanto a data quanto o evento deram um ganho de visibilidade importante como alerta à prevenção do suicídio. E este é um fato muito positivo para nossa cidade”, pondera Faouaz que dá entrevista ao vivo (live) na Rádio TEC, nesta quarta-feira (11), a partir das 11h30.

O vereador Faouaz Taha lançou a campanha com avatar do ‘Setembro Amarelo’ nas suas redes sociais, como apoio à prevenção de suicídios

Para o presidente da Câmara, a data oficial e o evento deram nova força ao mês de setembro no que diz respeito “ao zelo por nós mesmos e pelo outro”. “Falarmos sobre essa epidemia é de fato exercermos a cidadania, no sentido de oferecer o direito àqueles que precisam ser ouvidos e cumprir com nosso dever de atendê-los, acolher, de chamá-los à roda e de envolver todos neste debate”, comenta para o TVTEC News.

O vereador conta que desde que se envolveu com a causa, aprendeu muito e principalmente que as ações de falar ou ouvir podem mesmo salvar vidas. “Muitas vezes, as pessoas querem simplesmente acabar com uma dor e não veem saída. Olhar para isso ou falar sobre isso é uma forma eficaz de mostrar outros caminhos possíveis em vida. Agradeço ao Centro de Valorização da Vida  – o CVV – por essa reflexão e acredito que o trabalho deles sendo reconhecido na cidade nos trouxe uma evolução. Ainda que os casos de suicídio existam, não são mais silenciosos”, avalia Faouaz.

O vereador informa que neste ano a Câmara Municipal também terá uma programação especial. No dia 12 de setembro, haverá uma palestra interna, destinada aos funcionários do Legislativo, com o CVV. No dia 26 de setembro, às 19 horas, haverá representantes do CVV falam sobre Valorização da Vida na Adolescência, em sessão aberta ao público, às escolas, pais e filhos. O debate será conduzido pelos vereadores do Parlamento Jovem que vivem esse tema no dia a dia. “Quanto mais falarmos, promovermos a discussão, mais avanços teremos. Nas minhas redes sociais, também lancei campanha com avatar do ‘Setembro Amarelo’. Em todos os espaços, devemos estar ativos”, exorta o vereador, ativista da prevenção aos suicídios.

O principal objetivo do Palco da Cidade: Suicídio: As Dores da Alma é dialogar e quebrar os tabus criados na sociedade sobre falta de vínculos na infância, automutilação na adolescência e solidão no adulto. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, numa causa abraçada pelo prefeito Luiz Fernando Machado desde 2016. É promovido e realizado em parceria entre a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, CVV – Centro de Valorização da Vida, com produção da TVTEC e Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (Ugirc), Unidade de Gestão de Cultura e Teatro Polytheama. E com apoio da PM, FMJ, HU, Hospital São Vicente, Escola Divina Providência, Centro Budista Kadampa e imprensa local. O encontro será gratuito e aberto ao público. Interessados devem retirar os ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro, no dia 12 de setembro, a partir das 10 horas. (Por Pedro Fávaro Jr. e Caroline Ferreira)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/09/vereador-faouaz-taha-ve-luta-contra-suicidio-como-exercicio-de-cidadania/

Apoio