Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Educação de Jundiaí leva ferramenta da Google para a sala de aula

Publicada em 12/09/2019 às 17:32

“A evolução no dever de casa. ” Esse é o resumo da aposentada Marli Pimental, aluna do curso de espanhol do Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação, sobre a tecnologia que chegou à escola, implantada pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), em parceria com a Cijun: o Google For Education. A ação integra o programa Escola Inovadora, dentro do eixo modernização tecnológica com foco na aprendizagem dos alunos de todos os segmentos de ensino.

A ferramenta, disponibilizada gratuitamente pelo Google, permite o compartilhamento de conteúdo, o armazenamento de arquivos, a realização de videoconferências, entre outros serviços online. O Centro de Línguas é a escola piloto. “Nesta primeira fase, quatro turmas, totalizando cerca de 180 alunos, estão utilizando a plataforma, a qual entra como um complemento. Os alunos têm as aulas presenciais e os professores compartilham materiais extras e propõe tarefas”, conta o coordenador pedagógico da escola, Cristian Barreto, responsável pelo treinamento dos alunos e dos professores para o uso da tecnologia.

A professora de espanhol, Caroline Veloso da Silva, adotou a tecnologia desde o início deste semestre e ressalta que, além dos alunos terem aderido, eles ficaram mais aplicados nos estudos. “Eu uso todos os recursos. Coloco áudios de falantes nativos, dou atividades associadas, proponho produção textual, faço avaliações, enfim. Está dando muito certo. Percebi que todos estão estudando mais e de forma autônoma, o que é importante. O celular veio para a sala de aula como ferramenta e vai ficar”, comentou.

Marli adora fazer as atividades online. “É diferente, mas bem fácil. Eu deixei um pouco as redes sociais de lado. Agora fico fazendo os deveres no celular. Ficou dinâmico e agregou muito. Estou encantada”, acrescentou. O engenheiro elétrico Thiago Avala Carneiro também aprovou. “Está sendo muito válido, pois é algo a mais que ajuda a ampliar o nosso conhecimento. ”

Expansão
De acordo com a diretora do Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação, Carolina Gasparotto Bertolo, o objetivo da UGE é que a ferramenta seja utilizada também pelos alunos da rede municipal de ensino. “Hoje, o departamento de formação e a área administrativa das escolas utilizam os recursos. A ideia é chegar nos alunos. Estamos iniciando as formações dos professores e coordenadores pedagógicos. Será uma mudança de paradigma. A educação de Jundiaí vai entrar definitivamente na era digital, colocando a tecnologia na sala de aula. ”


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/12/educacao-de-jundiai-leva-ferramenta-da-google-para-a-sala-de-aula/

Apoio