Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Aplicativos indicam trajetos de linhas de ônibus de Jundiaí em tempo real

Publicada em 16/09/2019 às 13:28

O uso de tecnologia para melhorar o serviço do transporte coletivo de Jundiaí é uma das marcas do programa Mobilidade Total, programa desenvolvido pela Prefeitura para qualificar a prestação do serviço do transporte público. Uma importante novidade trazida pela iniciativa é a possibilidade de acompanhamento, em tempo real, do percurso dos veículos de todas as 86 linhas do sistema.

Essa facilidade é possível com o uso do aplicativo CittaMobi, que utiliza dados dos aparelhos de GPS instalados nos ônibus para calcular quanto tempo o veículo passará por um ponto indicado pelo usuário. Por exemplo: um passageiro que utiliza a linha 956 (Terminal Cecap – Colônia) pode acessar o aplicativo, clicar na opção “Buscar linha”, digitar “956”, o aplicativo indicará em qual ponto ele se encontra no momento. Imediatamente e em tempo real, o aplicativo informará em quantos minutos o próximo ônibus dessa linha passará pelo ponto escolhido.

Moradora do Jardim Novo Horizonte, Erika da Silva Moraes não sai mais de casa sem antes checar quantos minutos falta para o ônibus da linha 540 ou 542, que ela utiliza diariamente, passar pelo ponto que fica a cerca de 40 metros da sua casa. “Minha rotina é muito corrida. Tenho que preparar meu filho para a van que o leva até a escola, cuidar da minha casa e ainda trabalhar. Usando o app, eu vou para o ponto um minuto antes do ônibus chegar e não perco mais tempo esperando”, conta.

Para Erika, o uso da tecnologia na melhoria dos serviços públicos é essencial. “As pessoas utilizam aplicativos para tudo, desde se comunicar até fazer compras. Esse tipo de ferramenta que nos ajuda a ganhar tempo na correria do dia a dia também são muito importantes”, acrescenta.

Outras boas opções disponíveis são o “Moovit” e o aplicativo oficial da Prefeitura de Jundiaí, que permitem aos usuários verificar todos os itinerários e, desta forma, identificar quais linhas são possíveis utilizar para percorrer determinado percurso. Nos dois casos, basta indicar a origem e destino da viagem que o aplicativo apontará quais linhas fazem o trajeto, como acessá-las e o tempo estimado a ser gasto no deslocamento. No App da PMJ, a opção está dentro do ícone “Transporte Público”.

Uma quarta ferramenta, mais simples e, assim como os outros citados, também disponível de forma gratuita, é o aplicativo “BUS Jundiaí”, que fornece os horários de ônibus de todas as linhas do sistema municipal de transporte coletivo. As linhas estão organizadas em ordem alfabética e os horários de partida estão separados por dias úteis, sábados e domingos. A UGMT esclarece que essa ferramenta é independente e, portanto, a sua gestão e funcionamento não tem interferência da unidade.

Segurança

O gestor de Mobilidade e Transporte (UGMT), Silvestre Ribeiro, destaca que, além serem excelentes ferramentas que permitem um melhor planejamento da viagem, os aplicativos contribuem também para o conforto e segurança do usuário do transporte coletivo. “A pessoa pode fazer a pesquisa antes de sair do lugar onde estiver e só se dirigir ao ponto de parada no momento que o ônibus for passar. Isso traz comodidade e economia de tempo, além de minimizar os riscos inerentes que uma pessoa sozinha corre ao ficar parada por um determinado espaço de tempo”, aponta.

Além dos aplicativos, também integram as ações do programa Mobilidade Total, com uso de tecnologia, a instalação de câmeras de monitoramento em toda a frota, além do teste de Wi-Fi em curso com 20 ônibus percorrendo 3 linhas.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueTransportes
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/16/aplicativos-mostram-trajetos-das-linhas-de-onibus-em-jundiai-em-tempo-real/

Apoio