Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Plantas Alimentícias Não Convencionais enriquecem cardápio nas Emebs de Jundiaí

Publicada em 17/09/2019 às 15:06

Bertalha, capuchinha, azedinha, jambu, chaya: nomes poucos comuns cujos nomes as crianças das Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) de Jundiaí vão decorando aos poucos, a partir das hortas que vão sendo instaladas nas unidades e também do cardápio em suas refeições. São as Plantas Alimentícias Não Convencionais – as Panc.

Crianças aprende a cultivar Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) em Emeb de Jundiaí

Ricas em nutrientes, as Panc eram comumente usadas nos cardápios dos mais antigos. Para saber lidar com elas e aproveitar integralmente suas propriedades, as cozinheiras das escolas precisaram passar por uma capacitação para integrar as Panc na merenda. “A gente coloca no arroz, feijão, picadinho, na massa de bolos, fizemos um curso para aprender”, conta a cozinheira Neide Guimarães Gonçalves.

As crianças apreciam e até repetem o prato. E podem até levar para casa. “A gente autoriza porque muitas famílias têm a curiosidade de saber o que são essas plantas, de manuseá-las”, diz a professora Fabiene Bortoleto Fajar. As Panc são de fácil cultivo e crescem o ano inteiro. A maioria delas foi trazida por imigrantes de diversos países.

 

(Fonte e imagem: TVTEM/Reprodução)


Leia mais CidadesEducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/17/plantas-alimenticias-nao-convencionais-enriquecem-cardapio-nas-emebs-de-jundiai/

Apoio