Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Aterro Sanitário mantém padrões e área tem parte utilizada pela população

Publicada em 24/09/2019 às 09:40

Administrado pelo Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário (CIAS) – formado pelas cidades de Jundiaí, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Louveira e Vinhedo -, o aterro sanitário localizado na Estrada de  lvoturucaia, 1.500, em Várzea Paulista, mantém os padrões de emissões de gases e chorume dentro dos padrões estabelecidos para o espaço. Esse monitoramento tem por objetivo reduzir os impactos ao ambiente e possibilitar a reintegração total da área, que tem parcela já disponível e utilizada pela população.

Aterro Sanitário já tem área utilizada como espaço de convivência

O resultado do constante monitoramento desenvolvido na área do Aterro ao longo dos últimos 12 anos permitiu e ainda permite definir ações corretivas e de adequação da área para sua total reintegração. Parte da área do antigo aterro já vêm sendo utilizada pela população do entorno, que conta com um Parque Comunitário munido de quadras poliesportivas, desde 2004, sendo que o restante da área ainda carece de finalização dos processos de estabilização dos processos físico-químicos da massa de resíduos para sua utilização.

Para o trabalho de organização e acompanhamento das atividades do aterro, o CIAS conta com empresas contratadas específicas para o apoio técnico e a compilação de dados gerados pelo próprio consórcio, bem como para as análises dos índices. No sentido de acompanhar a estabilidade dos resíduos, foi implantado um sistema de monitoramento geotécnico na área do aterro, que vem sendo realizado por meio de uma rede de marcos superficiais, que permite a observação dos deslocamentos horizontais e verticais do maciço de resíduos. Os monitoramentos são realizados diariamente, semanalmente, mensalmente e a cada trimestre relatórios são enviados à CETESB e ao Ministério Público.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/24/aterro-sanitario-mantem-padroes-e-area-tem-parte-utilizada-pela-populacao/

Apoio