Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Campanha de Inverno de Jundiaí bate recorde em doações para as entidades

Publicada em 24/09/2019 às 11:17

A Campanha de Inverno, realizada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), bateu recorde de doações realizadas às instituições, em 2019. Durante cinco meses de ação, a unidade recebeu 72.668 peças. Após a triagem, foram entregues 72.187 itens, entre roupas, calçados, cobertores e mantas às entidades. O resultado supera os anos de 2018 e 2017, quando foram repassadas 58.995 e 70.560 peças, respectivamente.

Em 2019, 10.435 agasalhos novos foram adquiridos pela Prefeitura e doados para crianças cadastradas.

“Estou muito feliz com este trabalho porque reforça que Jundiaí é uma cidade diferenciada quando se trata de desenvolvimento humano e solidariedade. Nada disso faria sentido se não houvesse o apoio das pessoas. É uma rede do bem que só cresce e frutifica graças ao bom coração de todos que aqui vivem”, afirmou Vanessa Machado, presidente do Fundo Social.

O carinho àqueles que, por algum motivo, enfrentaram dificuldades para se aquecer no inverno, também passou pelas mãos dos funcionários do Funss, que triaram todos os itens recebidos pela unidade durante este período. Roupas sujas ou rasgadas, calçados sem sola e outros itens que não estavam adequados para proteger do frio foram separados e encaminhados ao descarte. “Aquilo que não é digno de ser usado por nossa família também não deve ser direcionado para quem possui tão pouco”, afirmou Vanessa.

O Centro de Recuperação Casa Neemias, localizado no bairro Parque Centenário, foi uma das entidades beneficiadas com doações. Criada há 10 anos, a instituição se dedica ao tratamento de homens, com idade entre 18 e 60 anos, contra o alcoolismo e a drogadição. “Para nós, a ajuda do Fundo Social significa ter um grande reforço no trabalho diário com estas pessoas tão vulneráveis. Todas as peças possuem grande valia porque chegam prontas para o bom e imediato uso”, disse Airton Ferreira, presidente e fundador do projeto.

Mais de 130 entidades que assistem crianças, jovens, adultos e idosos em vulnerabilidade, bem como pessoas em situação de rua, receberam doações da Campanha de Inverno, bem como a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí, que promove o projeto “Operação Noites Frias”, e os hospitais Universitário (HU) e São Vicente de Paulo (HSV).

Além das doações espontâneas, a Campanha de Inverno também contou com a ampliação da entrega de agasalhos novos, adquiridos pela Prefeitura de Jundiaí, doados pelo Fundo Social para as crianças cadastradas e com idade entre zero e 12 anos.

Em 2019, foram doados 10.435 conjuntos de calça e blusa, beneficiando, diretamente, 5.204 famílias. Ao todo, 68 instituições, igrejas e associações de bairros entregaram o levantamento quantitativo e foram contempladas. O dado referenda a iniciativa que, em 2018, beneficiou 10 mil crianças e 4.465 famílias. Já em 2017, foram doados 9 mil agasalhos, atendendo 5.179 famílias.

A ONG Paraíso, que atende a região do Morada das Vinhas, é a entidade com maior número de crianças cadastradas. No total, 1.355 agasalhos foram distribuídos, beneficiando 639 famílias. “As pessoas ficam ansiosas por esta doação, pois muitas não possuem condições de comprar uma roupa como esta”, explicou Rita Venafre, segunda secretária da entidade. O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) também recebeu doações. Foram 152 peças, que beneficiaram 41 famílias dos bairros Parque Centenário e Vista Alegre.

Parceiros

Neste ano, a Campanha de Inverno teve como tema ‘Doação rima com coração’ e, a exemplo dos anos anteriores, a participação gratuita do cantor Daniel. “O artista tem uma relação próxima com a nossa cidade, gosta da região e, prontamente, reafirmou a parceria, cedendo a sua imagem para todo o material de divulgação da ação”, explicou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Em 2019, a Campanha contou com 200 postos de coleta, que foram distribuídos por toda a cidade. Era possível localizar caixas identificadas em shoppings, comércios em geral, associações, condomínios residenciais e empresariais, hospitais e pronto-atendimentos, batalhões e companhias da Polícia Militar, escolas públicas e privadas, além de órgãos da Prefeitura. A Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Jundiaí e suas Unidades, também apoiou a iniciativa, mobilizando servidores e a comunidade.

Doações espontâneas foram entregues em pontos de coleta e no Fundo Social.

Trabalho permanente

A finalização da Campanha de Inverno anuncia a chegada de temperaturas mais amenas, porém o atendimento às famílias em vulnerabilidade social segue a todo vapor. Os interessados em fazer doações podem destinar os itens à Campanha Permanente de Solidariedade, que ocorre o ano todo.

Além de vestuário infantil e adulto, são arrecadados alimentos não perecíveis e dentro do prazo de validade, fraldas infantis e geriátricas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, água mineral, roupas de cama e toalhas de banho.

Os itens podem ser entregues diretamente na sede da unidade, que fica dentro do Parque da Uva. O acesso é pela Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/24/campanha-de-inverno-de-jundiai-bate-recorde-em-doacoes-para-as-entidades/

Apoio