Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Programa municipal de apoio para crianças contra violência doméstica é destaque nacional

Publicada em 29/09/2019 às 14:00

Jundiaí ganhou destaque mais uma vez em rede nacional, durante matéria exibida no Jornal Nacional do último sábado (28), por um programa de capacitação com professores e funcionários da rede municipal de ensino que está ajudando crianças que sofrem com a violência doméstica, através da criação de vínculo afetivo.

Matéria do Jornal Nacional destacou o trabalho realizado pela rede municipal de ensino.

Um dos casos que chamou atenção no vídeo do telejornal foi a da descoberta, por parte dos professores de uma creche do município, de queimaduras de cigarro nas mãos e nos braços de dois irmãos de três e quatro anos. O conselho tutelar e a polícia foram notificados e a mãe chegou a ser presa. “Tem situações em que as coisas não são ditas. As crianças têm determinados comportamentos, manifestam determinados comportamentos que indicam que algo não está bem com ela”, destaca Silmara Meireles, psicanalista em educação.

Cerca de 5 mil profissionais passaram pelo treinamento, o que resultou em uma atenção maior para a mudança de comportamento dos alunos e sinais que podem indicar maus tratos. “Seja ela uma agressão física seja um abuso ou qualquer outra situação que nós comprovadamente ou não tenhamos a percepção de que essa criança precisa ser olhada mais de perto”, diz Vasti Ferrari Marques, secretária de educação de Jundiaí.

Comprovada a violência, a Justiça afasta o agressor e encaminha a criança para um ambulatório especializado. No local, psicólogas atendem as vítimas para identificar o tipo de trauma e, a partir de então, começar a terapia. Durante o julgamento dos casos, para proteger ainda mais as vítimas, no fórum as perguntas de juízes, advogados e promotores são feitas com o auxílio destas profissionais. Graças a tecnologia, o depoimento das crianças pode ser acompanhado por todos os envolvidos, mesmo que à distância.

“O grande objetivo é o de preservar a criança, porque a criança é ouvida por profissional especializado, que é o psicólogo com capacitação pra isso de uma tal forma a não revitimizar a criança”, destaca Jefferson Barbin Torelli, juiz da Vara da Infância e juventude. Para Maria José Tonelli, doutora em psicologia social, prevenir a violência contra a criança é fundamental para que ela não se torne um adulto agressivo: “uma criança que cresce num ambiente extremamente violento não tem a oportunidade de aprender que as pessoas podem se relacionar de uma outra forma.”

(Fonte: G1 / Jornal Nacional. Imagem: Reprodução)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/29/programa-municipal-de-apoio-para-criancas-contra-violencia-domestica-e-destaque-nacional/

Apoio