Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

FMJ realiza ação em prevenção à trombose neste domingo (13)

Publicada em 09/10/2019 às 11:48

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) junto com a Liga de Hematologia, orientado pelo Professor Dr. Hélio Lotério, estará no Parque da Cidade no próximo domingo (13), das 8h às 14h, alertando a população em prevenção à trombose.

Evento acontece no Parque da Cidade, das 8h às 14h

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. Segundo a especialista e hematologista, Marilia Arcadipane, o problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. “Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves”, conclui.

A data internacional tem como principais objetivos aumentar a conscientização sobre a doença, reduzir o número de casos não diagnosticados, incrementar medidas para prevenção.

Dados da Organização Mundial da Saúde:

  • As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa.
  • Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015, representando 31% de todas as mortes em nível global. Desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorrem devido às doenças cardiovasculares e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
  • Mais de três quartos das mortes por doenças cardiovasculares ocorrem em países de baixa e média renda.
  • Das 17 milhões de mortes prematuras (pessoas com menos de 70 anos) por doenças crônicas não transmissíveis, 82% acontecem em países de baixa e média renda e 37% são causadas por doenças cardiovasculares.
  • A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco – como o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool –, utilizando estratégias para a população em geral.
  • Para as pessoas com doenças cardiovasculares ou com alto risco cardiovascular (devido à presença de um ou mais fatores de risco como hipertensão, diabetes, hiperlipidemia ou doença já estabelecida) é fundamental o diagnóstico e tratamento precoce, por meio de serviços de aconselhamento ou manejo adequado de medicamentos.

O que são as doenças cardiovasculares? As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos e incluem:

  • Doença coronariana – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
  • Doença cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;
  • Doença arterial periférica – doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores;
  • Doença cardíaca reumática – danos no músculo do coração e válvulas cardíacas devido à febre reumática, causada por bactérias estreptocócicas;
  • Cardiopatia congênita – malformações na estrutura do coração existentes desde o momento do nascimento;
  • Trombose venosa profunda e embolia pulmonar – coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem se desalojar e se mover para o coração e pulmões.

(Fonte/Imagem: Assessoria de Imprensa – FMJ)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/10/09/fmj-realiza-acao-em-prevencao-a-trombose-neste-domingo-13/

Apoio