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Empresas de telefonia lideram lista de reclamações do Procon de Jundiaí

Publicada em 18/10/2019 às 11:08

As empresas de telefonia estão no topo da lista de reclamações do Procon de Jundiaí. No total, são quase dois mil registros. As cobranças indevidas são as queixas mais frequentes dos consumidores. A aposentada Maria Xavier pagava a conta e tinha serviços de telefonia fixa por 40 anos, mas em março decidiu cancelar a linha. O serviço deixou de ser prestado, mas as cobranças continuaram a ser enviadas pela empresa.

Juntas, três empresas do ramo tiveram 1.980 queixas na cidade desde o começo do ano

Cansada de reclamar e não ser ouvida, Dona Maria ficou inconformada. Em algumas contas, segundo ela, a empresa nem lançou o número na conta. “Precisava ter um pouco mais de respeito, fazer as coisas direitinho. Não é que eu não quero pagar, eu quero que eles acertem tudo o que eles estão fazendo de errado”, comenta.

A cabeleireira Beatriz Silva contratou um plano de telefonia celular por R$ 49,99. Pediu para a operadora reduzir o valor e acertou a mensalidade em R$ 31,19. No mês seguinte, subiu para R$ 50 e depois para R$ 75. “Má-fé é o que resume, porque eles ligaram ofertando uma coisa e, quando veio o valor mais alto da conta, eu liguei lá para reclamar e eles disseram que a informação era divergente”, reclama.

No ranking do Procon, as três empresas líderes em reclamações são da área de telefonia. Juntas, elas tiveram 1.980 queixas desde o começo do ano. De todas as queixas sobre telefonia no Procon de Jundiaí, a cobrança indevida é a campeã de reclamações. Vai desde uma oferta não cumprida até serviços não contratados que aparecem na conta.

Na hora de reclamar, ligue primeiro para a empresa para tentar acertar a pendência. Se não der certo, reúna provas suficientes para registrar o problema no Procon. “É importante que esse consumidor anote todas as informações, seja de promoções, protocolos, o nome da pessoa se for por telefone, o dia e o horário. Tendo em vista que as gravações os fornecedores são obrigados a dar uma manutenção de 90 dias, o que o consumidor pode pedir posteriormente”, orienta o coordenador do Procon Jundiaí, Adilton Garcia.

(Fonte: G1/Imagem: Reprodução TVTEM)


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