Pais participam da ‘Merenda na Hora Certa’ na EMEB João Batista Toledo
O cardápio de arroz, feijão, kibe assado de ervilha, sala de repolho e pêssego de sobremesa, oferecido pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) João Batista Toledo, na Vila Nambi, para os 300 alunos de Educação Infantil, entre 4 anos e 5 anos teve sabor especial nesta quarta-feira (23). As crianças, que desde maio recebem a refeição em horários próximos aos praticados em casa – com o projeto ‘Merenda na Hora Certa’, contaram com a visita dos pais para o almoço. A atividade, além de fazer parte da alimentação saudável promovida pelo Programa Escola Inovadora, tem como objetivo aproximar as famílias do cotidiano escolar dos pequenos.
Paulo Henrique Fernandes dos Santos é pai de Alissa e Alia, ambas de 5 anos, e ficou satisfeito em acompanhar a refeição das crianças como convidado. “As meninas estudam em salas separadas. Então, hoje (quarta-feira) é a segunda vez que eu estou participando do evento. A aproximação dos pais com a escola, participando do cotidiano da criança, é importante. Assim conhecemos as potencialidades que nem sempre deixamos que elas desenvolvam em casa. Por exemplo, na escola elas se servem sozinhas e comem com garfo e faca. Em casa, não. É um incentivo para a autonomia”, explica.
Com apenas 5 anos, Max Yuri Silva de Oliveira é fã da alimentação da escola. “Agora que eu almocei, vou para casa, tomo banho e vou brincar ou assistir TV. Depois, brinco com a minha irmãzinha. Só vou jantar à noite”, conta o menino, que adora arroz, feijão e ovo. Segundo o pai, Alessandro Alves de Oliveira, a oportunidade de participar do almoço com os filhos na escola favorece o convívio e o diálogo. “Meu filho é muito falante, comunicativo. Ele se desenvolveu na escola. Estar aqui, almoçando junto, estimula o diálogo em casa também”, argumenta.
Segundo a supervisora de Educação Infantil, da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Adriana Uemori, o projeto “Merenda na Hora Certa” faz parte das ações oferecidas pelo Programa Escola Inovadora para a alimentação saudável. “A adequação do horário depende do projeto pedagógico da unidade e da realidade das alunos atendidos. A EMEB João Batista Toledo identificou a necessidade da aproximação da oferta da alimentação, próxima do horário do almoço das crianças, tanto da turma do período da manhã, quanto da tarde. Desta forma, além das crianças estarem se alimentando adequadamente, ainda se reduziu o desperdício”, explica.
A coordenadora da unidade, Ivane Aparecida Silva Dória, explica que a visitação das famílias à escola para almoço com os filhos é um projeto da escola. “As crianças ficam felizes em entusiasmadas com a possibilidade de receber os pais para o almoço. É uma forma de estreitar o vínculo e estimular a aproximação das famílias”, argumenta.
Merenda na Hora Certa
A técnica do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) da UGE, Maria José Alves Cunha, explica que, a “Merenda na Hora Certa” é realizada, além da EMEB João Batista Toledo, nas unidades Flórida Mestag, Melânia Fortarel, José Schiamarelli e Luzia Francisca.
Para a mãe de Natan Araújo Ballarin, Tânia Santos Araújo Ballarin, a adequação do horário da alimentação das crianças próximo aos convencionais, estimula a alimentação do filho. “Em casa, a alimentação também ficou melhor. O Natan come bem, o que reflete em saúde e disposição”, resume.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)