Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí aumenta “cerca virtual” com novas câmeras interligadas ao sistema Detecta da SSP

Publicada em 25/10/2019 às 10:27

Jundiaí ganha reforço na área de segurança pública e, nos próximos dias, novas câmeras com a capacidade de leitura de placas de veículos do Sistema Detecta serão instaladas, contribuindo para aumentar a “cerca virtual” da cidade. As câmeras estão espalhadas em pontos indicados pelas Forças de Segurança (Polícia Militar, Civil e GCM), entre eles bairros Traviú, Jd. Danúbio, Ponte São João, Caxambu e Malota. O próximo bairro a instalar é o Mirante de Jundiaí e estão em estudos avançados a implantação em regiões como Faz Grande, no Distrito Industrial, Jardim Samambaia e diversos pontos do Vetor Oeste.

As câmeras do Detecta complementam o sistema OCR da Guarda Municipal, utilizado desde 2012

Atualmente o Sistema Detecta, implantado no município por meio da parceria realizada entre Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí e Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, está com quase 60 câmeras que registram a passagem de 1,2 milhão de veículos por mês.

As informações dos veículos usados em crimes são registradas pelo Sistema Detecta e compartilhadas pela polícia para investigações criminais. “Quando um carro roubado ou furtado passa por uma câmera, a Polícia Militar recebe um sinal de alerta para tentar interceptar o veículo”, explica o conselheiro da ACE, Danilo D’Angelo, articulador do projeto na cidade.  “Se um veículo usado num roubo em São Paulo, por exemplo, entrar em Jundiaí e passar por uma das câmeras, a Polícia é acionada automaticamente. Caso a PM não consiga interceptar no momento, as imagens e informações registradas facilitarão a investigação posterior.”

As câmeras do Detecta complementam o sistema OCR da Guarda Municipal, utilizado desde 2012, que foi fundamental para reduzir os índices de furtos e roubos de veículos na cidade em até 70%.

Segundo o Capitão Samuel Barban Ruiz, Comandante da 1ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar (PM) do Interior/BPMI, o Detecta é uma ferramenta que permite deixar o ambiente desfavorável para os delitos. Propicia ainda que a inteligência policial atue onde é melhor, distribuindo o policiamento.

“Entendemos que para um delito acontecer é preciso três fatores conjugados: um criminoso  (infrator da lei), ambiente favorável ao cometimento do delito e uma vítima em potencial”, explica. “A implantação das câmeras espalhadas pela cidade torna o ambiente desfavorável, por mais que tenha criminoso e vítima em potencial. E se mesmo assim o delito acontecer, as câmeras possibilitam que a inteligência policial, através das ferramentas de gestão, consiga identificar os infratores e fazer a prisão.”

A sensação de segurança proporcionada pelo Detecta foi o que motivou a Associação de Moradores Mirante Jundiaí a instalar câmera no bairro. “Temos segurança particular 24 horas por dia e esta é mais uma medida que estamos implantando”, afirma o diretor da Associação, José Aparecido Rodrigues da Silva.

Assim como ocorreu em outros bairros, para implantar a câmera do Detecta a Associação de Moradores Mirante Jundiaí usou o Acordo de Cooperação da ACE Jundiaí com a Secretaria de Segurança Pública.  Outros bairros também podem usar este mesmo acordo. Os interessados podem entrar em contato com a Associação Comercial pelo telefone (11) 3308-4328.

(Fonte/Imagem: Assessoria de Imprensa ACE Jundiaí)


Leia mais CidadesNotíciasSegurança
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/10/25/jundiai-aumenta-cerca-virtual-com-novas-cameras-interligadas-ao-sistema-detecta-da-ssp/

Apoio