Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Formandas da TVTEC atingem metas e curtem noite de diplomação

Publicada em 06/11/2019 às 22:00

Casada há 20 anos, a nutricionista Simone Portela, que parou de trabalhar para se dedicar aos seus dois filhos,  fez o curso de Fotografia Digital e acabou entre os oradores da turma de 60 alunos que recebeu seus certificados na noite desta quarta-feira (6), no Beco do Michael, na TVTEC.  “Sinto uma gratidão profunda pela oportunidade de fazer o curso de Fotografia gratuito e no horário da tarde que é o único que conseguiria fazer enquanto os filhos estão na escola”, comenta.

Simone, em foto produzida durante o curso de Fotografia Digital

Explica que aprender a “sair do automático” na câmera fotográfica é um sonho de muita gente. “Todos temos aquela câmera guardada e o desafio de usa-la… O curso de Fotografia deu confiança no manuseio, composição e melhor ângulos para fotografar com mais emoção e capacidade técnica”, avalia Simone para cujas expectativas foram superadas não só pela qualidade técnica de informação, mas pelo toque humano de atenção, paciência e inspiração que a professora (Grace Sanches) transmitiu.

“Para mim, fotografar é conseguir falar nas imagens, o que o nosso vocabulário não alcança. Pretendo usar as técnicas aprendidas para capturar fotos com emoção de meus filhos, amigos, da cidade de Jundiaí que tanto gosto e quem sabe em um futuro próximo ser uma nutricionista cheia de fotos lindas para melhorar a comunicação e inspiração com os meus cliente”, emenda orgulhosa.

Simone brinca e diz acreditar que só foi escolhida como oradora por ter perguntado demais durante as aulas. “Acharam que eu gostava de falar e deu nisso”, brinca. “Na verdade, gosto de escrever e vou ler o q escrevi e o ponto central da fala é a gratidão pela oportunidade de aprender a fotografar e registar emoção em forma de imagens”, adianta.

(Veja no final desta reportagem a íntegra do discurso de Simone e fotos que fez no curso)

TIRANDO DÚVIDAS

Formada em Jornalismo, mas desempregada, Paloma Miranda, que é casada há nove anos, fez o curso de Prática de Mídias com o objetivo de se atualizar e conhecer mais as redes sociais. “O curso é excelente. Eu já tinha feito alguns workshops igualmente ótimos, mas esse foi o meu primeiro de 40 horas. Por ter mais tempo, o curso é muito detalhado e abrangente. O que eu mais gostei foi poder tirar todas as dúvidas que eu tinha sobre as redes sociais”, reitera.

Paloma fez o curso de Prática de Mídias pensando numa vaga de social media

A meta de Paloma é  conseguir uma vaga para trabalhar como social media ou produtora de conteúdo. Ela garante estar muito feliz com o fato de ter concluído mais esse curso. “Me sinto muito feliz e já estou com saudades”, diz.

“Acho essa oportunidade única em nossa região. Nunca tinha ouvido falar de um projeto como esse da TVTEC que disponibiliza cursos e workshops de alta qualidade e sem custo nenhum. Espero que mais pessoas aproveitem essa oportunidade!” (Por Pedro Fávaro Jr./Imagens: arquivos pessoais)

***

A ÍNTEGRA DO DISCURSO DE SIMONE

Boa noite a todos. Estamos aqui representando a turma de Fotografia Digital realizado no mês de outubro com a querida professora Grace, que conseguiu extrair de nós a verdadeira vontade de aprender, explorar e melhorar nossa visão do que é essa arte e emoção da fotografia.

Antes de continuar, gostaria de um minuto da atenção de vocês:

Imagine chegando em casa e vê-la pegando fogo… não há ninguém dentro e o fogo ainda está tímido mas com alto poder de destruição. Você por impulso, consegue entrar na casa e de um lado está seu computador e álbuns fotográficos de família e do outro lado da casa seus pertences de valor, mas você só tem o tempo real de escolher um dos lados. Qual lado da casa você iria? …..

….Essa pesquisa já foi feita e a resposta é quase unânime onde o resgate das memória de imagem é a escolha mais forte. Esse cenário nos mostra o quanto fotografia fala da nossa história pessoal que podemos dividir com os outros nossas emoções e preferência.

Talvez aquela foto tirada recentemente nem tenha tanto significado, mas esta pode traduzir muita informação ao longo do tempo e gerações futuras. Nossas imagens podem falar muito de nossa visão do mundo e mostra aos outro uma pequena moldura de nossa história de vida.

Por isso que é tão importante aprender a fotografar! Conseguir falar nas imagens o que o nosso vocabulário não alcança.

Nesse curso aprendemos que mesmo aquelas câmeras guardadas há mais de 10 anos, tem recursos e poder de congelar momentos importantes. Na verdade, importa pouco se o equipamento é antigo ou de última geração, ou mesmo o celular. Aprendemos que conceitos técnicos como dominar Iso, Obturador e Diafragma nos empodera muito e junto com o ângulo da cena que escolhemos podemos registrar muita informação.

Técnicas de composição amplia e eleva nosso olhar ao contemplar a imagem, mesmo que essa tenha sido editada, o maior impacto vem na forma que aquela imagem nos extrai e o sentimento que esta traduz.

A professora Grace, com toda sua graça, simplicidade e paixão por fotografia conseguiu com leveza fazer a turma evoluir na técnica, no olhar e inspirou buscar ângulos que melhor traduz uma imagem com emoção. A turma em geral sentiu domínio do equipamento com técnicas aprendidas e acima de tudo, inspirou confiança e orgulho por melhores imagens que todos na sala registraram.

Aqui fica nosso sincero agradecimento pela TVTEC, Prefeitura de Jundiaí na gestão do prefeito Luiz Fernando Machado e nossa querida professora Grace essa oportunidade de uma curso de alto nível e gratuito representou em nosso melhoramento em capturar emoção na forma de fotografia.

Em nome da turma expressamos gratidão pelo curso de fotografia Digital e ficamos na torcida que esse conhecimento prospere em nossa comunidade e em nossa vidas também.

Obrigada!


Leia mais CursosDestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/11/06/__trashed-3/

Apoio