Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Alunos fazem ‘passeata’ de conscientização sobre a dengue

Publicada em 07/11/2019 às 19:02

A direção e os professores da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Floriza Volpe, no Parque Brasília, desenvolveram uma atividade com os 156 alunos da manhã e da tarde para despertar neles a importância da prevenção da dengue. Nesta quinta-feira (7), a garotada – sob orientação dos mestres e acompanhada por uma viatura da Polícia Militar – participou de uma “passeata” por algumas ruas do bairro segurando cartazes e alertando os moradores para que o mosquito Aedes aegypti não tenha facilidade em se reproduzir em Jundiaí.

Os próprios alunos fizeram os cartazes e aprenderam palavras de ordem como “Xô mosquito”. Segundo Nelci de Cássia Prado Silva, coordenadora do projeto, as crianças gostaram muito das atividades e da lição que aprenderam. “Eles ouviram explicações sobre os sintomas da dengue e como os doentes são tratados, sempre de forma lúdica e muito educativa”, disse.

Crianças levaram mensagem da prevenção da dengue aos moradores do Pq. Brasília

Crianças levaram mensagem da prevenção da dengue aos moradores do Pq. Brasília

Denise Silva de Campos, diretora da EMEB, acrescentou que a iniciativa foi apoiada pela escola toda. “Definimos esta ação no começo de 2019, quando elaboramos o projeto pedagógico para todo o ano letivo. Os resultados foram muito positivos”, emendou.

Uma das alunas mais empolgadas com a passeata foi Beatriz Leri Comparoni, de cinco anos. “Pintei meu próprio cartaz e aprendi que não posso deixar água parada, senão o mosquito nasce e pica as pessoas”, revelou. A mãe da menina, Monalisa, fez questão de acompanhar Beatriz e os outros alunos pelas ruas do Parque Brasília. “Esta iniciativa da escola é maravilhosa. As crianças têm que se conscientizar de que a dengue é grave e que fica ainda pior se a gente deixar o mosquito se reproduzir”, alertou.

Beatriz mostra, orgulhosa, seu cartaz: "Água parada não!"

Beatriz mostra, orgulhosa, seu cartaz, que informa: “Água parada não!”

‘Agente de saúde’

“A Beatriz virou uma verdadeira agente de saúde. Em casa, ela viu um copo sem tampa e já me pediu para eu colocar um pratinho em cima. Também me alertou para tirar a água parada dos pratos debaixo dos vasos de plantas”, contou.

O aprendizado da garota de cinco anos foi ainda maior depois que ela conversou com sua avó paterna, de acordo com a mãe. “Minha sogra já teve dengue e contou para a Beatriz como foi ruim ficar doente, com dores e febre. Minha filha se sentiu importante para a cidade, para a vida dos amiguinhos, depois desta ação contra a dengue da qual participou”, completou Monalisa.

(Fonte e imagens: Prefeitura de Jundiaí)

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/11/07/alunos-fazem-passeata-de-conscientizacao-sobre-a-dengue/

Apoio