Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Alunos do Cidade Nova aprendem e ensinam educação ambiental

Publicada em 13/11/2019 às 13:59

Cerca de 175 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profa. Judith de Almeida Curado Arruda, no Cidade Nova, colocaram em prática na manhã desta quarta-feira (13) o que aprenderam sobre educação ambiental e compartilharam os ensinamentos com a população do bairro. Os estudantes participaram de um mutirão para conscientizar a população de Jundiaí sobre a importância da coleta, descarte correto e reciclagem dos resíduos sólidos.

Estudantes participaram de mutirão para conscientizar sobre a importância da coleta, descarte correto e reciclagem dos resíduos sólidos

A ação fez parte do projeto RenovAção de Educação Ambiental, uma iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE). A execução técnica foi do GAIA Social (instituição especializada em iniciativas socioambientais). O projeto foi articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) de Jundiaí, e faz parte do programa Escola Inovadora.

Os alunos caminharam pelas ruas do Cidade Nova distribuindo um folder plástico para ser fixado em geladeiras, informando a importância da reciclagem e dando dicas importantes a respeito do tema. Na parte de baixo do material, quem o recebe pode marcar o dia em que a coleta seletiva passará pelo bairro.

O projeto RenovAção busca estimular entre os estudantes e a população do entorno das escolas a adoção de hábitos capazes de promover a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos, bem como o consumo econômico de água. O mutirão comunitário tem ainda a proposta de contribuir para a redução dos casos de dengue nas regiões das unidades de ensino.

Antes de sair, estudantes se reuniram no pátio para ouvir instruções dos professores

“O RenovAção segue os três eixos do Escola Inovadora: a melhoria na qualidade do ensino dos alunos, a modernização da ambiência e infraestrutura escolares e os investimentos na formação dos educadores. Estamos formando agentes da transformação e eles vão para a rua chamando os munícipes a participar das ações ambientais”, destaca Marjorie Samira Ferreira Bolognani, diretora do Departamento de Ensino Fundamental da UGE.

“Temos o compromisso de contribuir com a educação, o desenvolvimento local e o meio ambiente nas comunidades onde atuamos. Por isso, incentivamos ações em prol de transformações essenciais para o futuro. Quanto mais cedo o tema for abordado, maiores serão as chances de despertar nos cidadãos a consciência pela preservação”, afirma a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora.


Leia mais CidadesMeio Ambiente
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/11/13/alunos-do-cidade-nova-aprendem-e-ensinam-educacao-ambiental/

Apoio