Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Segunda etapa de vacinação contra sarampo começa dia 18/11

Publicada em 14/11/2019 às 18:40

A Prefeitura de Jundiaí inicia nesta segunda-feira (18) a segunda fase da campanha de vacinação seletiva contra o sarampo. Desta vez, o público alvo é a população de 20 a 29 anos. A imunização é gratuita e será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família Novo Horizonte, durante o horário de funcionamento dos equipamentos, inclusive com atendimento no período da noite naqueles que possuem o serviço.

A enfermeira da Vigilância Epedemiológica, Maria do Carmo Possidente, explica que o objetivo é vacinar quem não possui a caderneta de vacina ou estiver em atraso. “Nessa faixa etária, o esquema vacinal com a tríplice viral é de duas doses. Para os que não têm caderneta, é indicado iniciar também o esquema de dupla adulto e hepatite B. Não temos uma meta, porque sabemos que muitas pessoas já estão vacinadas. Porém, é importante que o público da campanha procure as UBSs para avaliação da caderneta de vacinas e, se necessário, receber a vacina”, destaca.

Mulher tomando vacina

Para a população de 20 a 29 anos, o esquema vacinal com a tríplice viral é de duas doses

No dia 30 de novembro, sábado, acontecerá o dia D, que é oferecido como uma oportunidade a mais para participar da campanha. As UBSs Hortolândia, Tamoio, Rami e a Clínica da família funcionarão das 8 às 17 horas, exclusivamente para a imunização contra o sarampo.

Crianças

Para as crianças de seis meses a menores de cinco anos, foi realizada Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo entre os dias 7 e 25 de outubro. Como a cobertura no município é considerada satisfatória, o Ministério da Saúde não estabeleceu meta para a cidade. A ação também foi uma chamada para validação de carteiras de vacinação do público entre 6 meses e menores de 5 anos.

De acordo com a VE, em Jundiaí, as crianças menores de 5 anos possuem índice de vacinação de 100% da população, em seus respectivos anos de nascimento. A importância e atenção dos pais e responsáveis deve ser para os bebês menores de um ano, que passaram a ser vacinados a partir dos 6 meses. Neste público em específico, Jundiaí conta com 86% de cobertura.


Leia mais DestaqueNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/11/14/segunda-etapa-de-vacinacao-contra-sarampo-comeca-dia-18-11/

Apoio