Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Meio ambiente e mobilidade são debatidos no Fórum Jundiaí 2050

Publicada em 18/11/2019 às 17:45

Como conciliar desenvolvimento urbano, mobilidade e preservação do meio ambiente? Esta e outras questões foram discutidas nesta segunda-feira (18) durante o quarto encontro do Fórum Jundiaí 2050, realizado no auditório da DAE.

Parimoschi (à direita) encerrou o evento desta segunda: “Precisamos saber a cidade que temos e a que queremos”

Com o tema “As cidades na nova dinâmica climática – Urbanidade e Meio ambiente”, o evento reuniu três palestrantes que abordaram diferentes ângulos da questão: Antonio Eduardo Giansante, doutor em Engenharia Civil pela USP e professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista nas áreas de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos; Claudio José Ferreira, mestre e doutor em Geociências na área de Geologia Regional pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista; e José Police Neto, que está no quarto mandato como vereador na cidade de São Paulo e atua nas questões ligadas à revitalização e integração de espaços públicos, sistemas alternativos de mobilidade urbana e planejamento urbano.

Ao final, um debate reuniu os três palestrantes, mediado pelo gestor da Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho.

Encerrando o evento nesta segunda, o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, afirmou que os eventos do fórum prosseguem, com documentos norteadores e a integração da sociedade no debate. “Precisamos entender a cidade que temos e discutir a cidade que queremos”, disse.

“Este é um compromisso da administração Luiz Fernando Machado: o desenvolvimento só ocorre quando as pessoas estão inseridas, e por isso queremos ouvi-las.”.Police Neto destacou que a questão fundamental do desenvolvimento sustentável é enfrentar a desigualdade. “Se as cidades não conseguirem enfrentar esse abismo, que elas mesmo criaram, não haverá progresso”, afirmou.

Já o gestor da UGPUMA destacou a importância do planejamento a longo prazo. “A cidade sustentável é aquela onde podemos viver bem, e que distribui seus recursos de forma justa; e esta é, na minha opinião, a Jundiaí de 2050, e uma das responsabilidades do poder público é sensibilizar a sociedade”, disse Scarabello Filho.

O Fórum Jundiaí

O Fórum Jundiaí 2050 é uma série de palestras e debates que busca capacitar segmentos do município e o corpo técnico da prefeitura para o desenvolvimento de uma agenda municipal de longo prazo – a Agenda Jundiaí 2050. O objetivo é promover a transferência de conhecimentos e experiências relacionados aos problemas urbanos que ocorrem em virtude das questões climáticas e ambientais.

Dentre os temas previstos para compor a discussão estão disponibilidade hídrica, abastecimento, risco e vulnerabilidade geotécnica, coleta de resíduos urbanos e mobilidade urbana.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/11/18/meio-ambiente-e-mobilidade-sao-debatidos-no-forum-jundiai-2050/

Apoio