Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Unidade de Agronegócios de Jundiaí também recolherá resíduos de medicamentos veterinários

Publicada em 19/11/2019 às 11:55

O programa de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas, que será realizado na próxima quinta (21), este ano terá uma novidade: também irá recolher resíduos de vacinas utilizadas em animais e medicamentos veterinários, atendendo a uma demanda dos próprios produtores rurais. A iniciativa é da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócios, Abastecimento e Turismo (UGAAT). A regulamentação do Programa Campo Limpo ocorreu por um Decreto Municipal de janeiro deste ano (artigo 180 do Plano Diretor).

As embalagens de agrotóxicos não podem ser descartadas na coleta de lixo comum, e para isso toda a cadeia produtora e consumidora é envolvida, começando pelos fabricantes, que têm a responsabilidade de estruturar todo o sistema de logística reversa. Já os produtores completam a cadeia e ficam encarregados de entregar tudo no local correto.

Em 2018 foram 48 produtores participantes, com 6.908 embalagens recolhidas; evento nesta quinta começa às 9h

A entrega tem que ser realizada no prazo de um ano depois do uso. Se não fizer isso, o produtor pode ser multado pela Defesa Agropecuária do Estado ou pela Polícia Ambiental. O material recebido no posto de coleta montado pela UGAAT vai para a central de recebimento de embalagens de agrotóxicos.

Antes de entregar o material, porém, é essencial fazer o preparo. Segundo explica a diretora do Departamento de Agronegócios da UGAAT, Isabel Harderas embalagens rígidas devem ser lavadas três vezes, perfuradas no fundo e suas tampas devem ser separadas. As embalagens flexíveis devem estar dentro de outra embalagem (plástica transparente, de preferência). “O trabalhador deve usar as proteções adequadas, como roupa especial, botas, luvas, máscara e viseira”, afirma. Não serão recebidas embalagens com restos de defensivos.

Em 2017, foram recolhidas 3.889 embalagens, com a participação de 37 produtores; em 2018 foram 48 produtores participantes, com 6.908 embalagens recolhidas.

Atenta à preservação do meio ambiente, este ano a UGAAT decidiu incluir resíduos de vacinas e medicamentos veterinários na coleta. “Sem esse recolhimento, o descarte acaba no lixo comum”, diz a diretora. “Dessa forma, daremos a esse material uma destinação adequada”.

O Campo Limpo será realizado das 9 às 15 horas no Centro de Fruticultura do IAC (Av. Luiz Pereira dos Santos, 1500, Corrupira). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4589-8581 / 8872.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/11/19/unidade-de-agronegocios-de-jundiai-tambem-recolhera-residuos-de-medicamentos-veterinarios/

Apoio