Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Delícia do Engordadouro é eleita a melhor coxinha de queijo de Jundiaí

Publicada em 02/12/2019 às 09:49

A edição de dezembro do Domingo no Parque Especial, realizada neste dia 1º no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), fez jus ao adjetivo presente no nome do evento. Além de ter uma grande variedade de atrações de lazer, esportivas, culturais e eventos de conscientização, o dia foi de muita satisfação para o Lambuza Bistrô, vencedor do 2º Festival da Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí – Edição 2020. A diferença para o segundo colocado foi de apenas 0,15 ponto.

Alisson Batistella, dono do Lambuza Bistrô, segura placa de melhor coxinha de queijo da cidade

O estabelecimento, situado na Av. Pedro Clarismundo Fornari, 1.648, no Engordadouro, é comandado por Alisson Batistella, que ficou muito emocionado quando foi feito o anúncio do ganhador. O bistrô, que existe há seis anos, participou do evento pela primeira vez e apresentou um salgado 100% regional.

“Usamos um queijo artesanal de nome Conde do Japi, que confere à coxinha aroma e sabor inconfundíveis”, disse Alisson. “A massa do produto fica muito macia e o queijo usado tem um processo de fabricação similar ao do provolone e da muçarela”, completou Batistella.

Oito especialistas em coxinha de queijo – produto que é patrimônio imaterial do município desde 2018 – tiveram suas delícias avaliadas por seis “chefs”. Eles analisaram seis critérios, de acordo com a responsável pelo festival, Marcela Moro, diretora do Departamento de Turismo de Jundiaí. “As coxinhas receberam notas pelo sabor, estética e apresentação, textura, qualidade da massa, aroma e qualidade do recheio. Tivemos apenas moradores da cidade no evento”, destacou Marcela.

Os jurados do festival foram Fábio Fonseca Muniz, Jaderson Coimbra, Gustavo Cacezes, Simone Borsolari, Celso dos Santos Silva e Carmem Guarize. “O Lambuza Bistrô, vencedor deste domingo, ganhou ainda o direito de vender suas coxinhas na Festa da Uva de Jundiaí de 2020”, emendou Moro. Vale lembrar que, no ano que vem, a principal festa da cidade acontece nos dias 16, 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro, também no Parque da Uva.

Delícia do Lambuza é feita com queijo Conde do Japi

Além das notas dos julgadores, uma votação popular pela internet foi considerada para a escolha da melhor coxinha de queijo da cidade. “De 25 a 30 de novembro, 17.488 pessoas votaram, número mais de quatro vezes superior ao registrado no ano passado”, continuou Marcela. “O ganhador de 2018 teve, 60 dias após o festival, um aumento acima de 700% na venda de coxinhas por conta da repercussão de sua participação no evento”, finalizou.

O festival foi uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) / Departamento de Fomento ao Turismo, em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) – Departamento de Patrimônio Histórico.

Outras atrações do domingo
O Domingo no Parque Especial, que integra a programação de eventos do aniversário de 364 anos de Jundiaí, ainda contou com outras atrações, entre elas uma aula de zumba com a temática do Dia Mundial da Luta contra a AIDS (celebrado neste domingo), o cortejo com a Cia. de Teatro de Jundiaí, roda de conversa dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, concerto com o Quinteto Japi da Orquestra Municipal de Jundiaí, o show “Tributo” – com a banda Rock Seixas -, e uma roda de conversa com o Centro de Testagem e Aconselhamento da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) sobre o Dia Mundial da Luta contra a AIDS.

Houve ainda o show “Tributo à banda Queen”, com a banda “We Will Rock You”, varal de poesias e oficina de pintura sobre tela, vivências esportivas, atividades para a Primeiríssima Infância, o Encontro do Fusca Clube de Jundiaí, o projeto “Ruas de Brincar” e a Trilha do Consumidor do Procon.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/12/02/delicia-do-engordadouro-e-eleita-a-melhor-coxinha-de-queijo-de-jundiai/

Apoio