Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Atendimento à mulher vítima de violência é estruturado em Jundiaí

Publicada em 04/12/2019 às 16:48

Criar um protocolo de atendimento e aperfeiçoar uma rede de proteção à mulher vítima de violência: esse é objetivo das oficinas realizadas no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, na tarde desta quarta-feira (4). A ação, iniciada no último dia 2, faz parte dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, evento da ONU que envolve o poder público e a sociedade civil, e que em Jundiaí conta com palestras, ações de saúde e encontros para reflexão. A iniciativa é da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGC) e da Assessoria de Políticas para as Mulheres.

Oficinas para criar um protocolo de atendimento reúnem integrantes da administração municipal

As oficinas para criar um protocolo de atendimento na rede reúnem integrantes de diversos setores da administração municipal, como Saúde e Assistência Social, e de apoio às mulheres – como Guarda Municipal de Jundiaí e Casa Sol, local que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica – e têm à frente Rosa Godoy, professora da Escola de Enfermagem da USP e líder do grupo de pesquisa “Gênero, Saúde e Enfermagem”, que pesquisa sobre o enfrentamento de violência contra a mulher.

Rosa Godoy, líder do grupo de estudos sobre a violência contra a mulher

Especialmente convidada para o evento, Rosa destaca que a criação do protocolo da rede irá proporcionar um atendimento de melhor qualidade. “Jundiaí já conta com uma rede e servidores preparados para dar encaminhamento, mas a violência não é enfrentada por um só setor: é necessário proporcionar uma integração para que as ações não sejam feitas de forma isolada”, explica.

Segundo Penha Camunhas Martins, responsável pela Assessoria de Políticas para as Mulheres, o objetivo é integração. “Estamos criando um protocolo de atendimento integrado e articulado para proporcionar ações eficazes contra a violência”, afirma. No total, cerca de 60 servidores municipais participam das oficinas.

Programação dos 16 dias de ativismo

Até 10 de dezembro

  • Apresentação de vídeos nos terminais de ônibus.
    Dia 4 – Terminal Eloy Chaves
    Dia 5 – Terminal Central
    Dia 6 – Terminal Rami
    Dia 9 Terminal Colônia
    Dia 10 – Terminal Vila Arens

5 de dezembro

  • Roda de Conversa: “ Violência contra a mulher com deficiência e idosa”, às 9 horas, no Centro de Capacitação Argos / com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

9 de dezembro

  • Roda de Conversa: Lei Maria da Penha, das 14h às 16
    Local: UBS Caxambu

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos, com foco na equidade de gêneros

  • Exposição no Paço Municipal
  • Ação de Cidadania na EMEB “Deodato Jansky”

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/12/04/atendimento-a-mulher-vitima-de-violencia-e-estruturado-em-jundiai/

Apoio