Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Fundação Serra do Japi promove seminário de Educação Ambiental

Publicada em 04/12/2019 às 16:40
Fauna da serra será o foco do evento, que terá grandes professores e pesquisadores

Fauna da serra será o foco do evento, que terá grandes professores e pesquisadores

A Fundação Serra do Japi promove no dia 10 de dezembro em Jundiaí o 5.º Seminário Pesquisas e Educação Ambiental da Serra do Japi – “Conhecer e aprender para preservar”. O evento acontece na própria sede da entidade, no bairro Santa Clara, e terá várias palestras com professores e pesquisadores renomados. Eles irão expor os trabalhos realizados na própria serra.

O seminário ocorrerá das 14 às 17h30 e está com inscrições abertas. “Quem participar do evento terá a oportunidade de entender melhor o que é a Serra do Japi e ter contato com professores e pesquisadores que têm trabalhos científicos muito interessantes”, afirmou a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes.

“Os inscritos que amam a serra poderão ainda discutir neste seminário temas importantes e adquirir muitos conhecimentos, de forma acessível, sobre a fauna do local. A Serra do Japi é um grande patrimônio ambiental e cultural da nossa Região”, completou.

A programação do evento será aberta por Marcos Almir Pollenti, mestrado em Biologia Animal pela Unicamp e licenciado em Ciências Biológicas pela mesma faculdade. Das 14h10 às 14h40, ele abordará o tema “A história natural dos quatis na Serra do Japi”.

Em seguida (14h40 – 15h10), o assunto “Seleção de Planta Hospedeira, performance larval e descrição de estágios imaturos na Borboleta Mechanittis polyminia Casa Branca (Nymphalidae danainae)” será detalhado por Márcio Romero Marques Carvalho, doutor e mestre em Ciências e Ecologia pela Unicamp, além de bacharel em Biologia pela U.F.M.A.

Seminário acontece na próxima terça-feira (10) na sede da Fundação Serra do Japi

Seminário acontece na próxima terça-feira (10) na sede da Fundação Serra do Japi

Veja o restante da programação:

15h10 às 15h40 – Densidade da jaguatirica (Leopardus pardalis) na Mata Atlântica por meio de armadilhas fotográficas
Enrique Angel Sacagnhe Queralt – mestre em Biologia Animal pela Unicamp e bacharel em Ciências Biológicas pela USP (Campus Ribeirão Preto)

15h40 às 15h55 – Intervalo

15h55 às 16h25 – As Borboletas e a Serra do Japi
Junia Y. O. Carreira – bióloga, mestra e doutoranda em Ecologia na Unicamp

16h25 às 16h55 – Os impactos ambientais gerados pela romaria na estrada de Santa Clara – Jundiaí a Pirapora de Bom Jesus
Ana Lidia Abilgaard, Assis Loraim Ribeiro Coutinho e Ana Lucia de Souza Hansen – Gestão Ambiental – Fatec Jundiaí

16h55 às 17h25 – Perguntas e discussão

17h30 – Encerramento

A Fundação Serra do Japi fica na Avenida Atílio Gobbo, 4.600 – Santa Clara – Jundiaí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4817-8273.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/12/04/fundacao-serra-do-japi-promove-seminario-de-educacao-ambiental/

Apoio