Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Valorização do Patrimônio está entre as atividades do aniversário de Jundiaí

Publicada em 05/12/2019 às 09:54

Como parte da programação especial do Aniversário de 364 anos de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio do Departamento de Patrimônio HIstórico (DPH), preparou uma série de atividades gratuitas para a valorização do Patrimônio Histórico do Município, incentivando a população a conhecer melhor a história de sua cidade.

Vivência irá proporcionar passeio monitorado a bordo de um ônibus de 1978 da São João Turismo totalmente restaurado

A primeira atividade temática, marcada para este sábado (07), será uma edição especial do “Caminhos do Centro Histórico”, voltada a interessados em geral e a fotógrafos. Com saída marcada para as 9h, no Complexo Fepasa, a vivência irá proporcionar um passeio monitorado a bordo de um ônibus de 1978 da São João Turismo totalmente restaurado pelos pontos que compõem o Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio, como a Ponte Torta, Pinacoteca, Teatro Polytheama e o Solar do Barão. Os interessados nas 36 vagas disponíveis devem se inscrever gratuitamente pela internet.

Já no domingo (08), também às 9h, será realizada mais uma edição do Memórias Póstumas da Cidade, passeio monitorado pelo Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro, com a apresentação aos túmulos de personalidades do Município, abordando aspectos artísticos, históricos e sociais do desenvolvimento da cidade. Os interessados nas 20 vagas também devem se inscrever pela internet e comparecer à fachada do cemitério no dia do passeio. Recomendam-se os usos de uso de filtro solar, boné, calçado fechado confortável e calça comprida. É importante também levar água para consumo.

Passeio do “Memórias Póstumas da Cidade” terá uma edição no domingo (08) e uma edição noturna na sexta-feira (13)

O passeio do Memórias Póstumas será repetido na sexta-feira (13), com uma edição especial noturna, a partir das 19h. Além das recomendações quanto ao uso de calçado fechado confortável e de calça comprida, é necessário que cada inscrito leve sua lanterna para iluminação. Também estão disponíveis 20 vagas e é necessária inscrição online.

Outra atividade proposta é a exposição “A Cidade Fala, Ouve Quem Sente”, das alunas da FATEC Jundiaí Beatriz Pastorini e Júlya Domingos. A exposição segue no Complexo Fepasa até o domingo (15) e traz o olhar da fotógrafa e artesã Beatriz Pastorini sobre pontos da cidade de uma forma inovadora, em imagens transferidas para madeira por meio artesanal.

Mais programação cultural
A programação cultural de aniversário segue com os flashmobs do Conexão Cultural nos terminais urbanos até esta sexta (06) e as apresentações de corais na Janela do Solar do Barão até a sexta-feira (13). Estão também previstas a abertura da exposição tátil “Olhas da Alma”, de Adelio Sarro, voltada a deficientes físicos na Pinacoteca na sexta (06), às 19h; a tradicional exposição de presépios no Solar do Barão na terça (10), às 19h30; a reunião final do Comitê das Crianças com o prefeito Luiz Fernando Machado no Paço, na quarta (11), às 19h; o aniversário de um ano do FabLab no Complexo Argos, na sexta (13), às 15h; apresentações dos corpos artísticos no Teatro Polytheama, na sexta (13) e sábado (14), às 20h; e as projeções de experiências luminosas do espetáculo “Submersos” na catedral Nossa Senhora do Desterro, entre os dias 16 e 20, com sessões às 20h, 20h30 e 21h.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/12/05/valorizacao-do-patrimonio-esta-entre-as-atividades-do-aniversario-de-jundiai/

Apoio