Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Emebs resgatam e contam histórias em atividades de encerramento do ano

Publicada em 10/12/2019 às 15:01

Preparar gerações para o futuro  sem ignorar o passado. As histórias fazem parte do processo de desenvolvimento das crianças e são aplicadas na Educação Infantil e Fundamental da Prefeitura de Jundiaí – Programa Escola Inovadora. Com esse contexto, algumas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) realizaram projetos ao longo do ano focados no incentivo à leitura e na criação de textos. O resultado foi apresentado aos pais e responsáveis durante as comemorações de encerramento do ano, realizadas pelas unidades.

Emeb Jose Sciamarelli Sobrinho homenageou o patrono e as famílias da região

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Duílio Mazziero (Toca) e José Sciamarelli Sobrinho (Champirra) trabalharam a história dos bairros a partir do contexto da unidade escolar. Para a mãe de Vinicius Augusto Leandro Codarin, do 5º ano, Gabriella Ballarin Leandro Codarin, o trabalho desenvolvido pela escola proporcionou um resgate histórico de toda uma região.

Gabriella destaca que a região do Champirra, Rio Acima e Mato Dentro foi envolvida no trabalho desenvolvido pelos alunos que buscaram as informações com riqueza de detalhes e se sentiram orgulhosos pela atividade desenvolvida, que começou a partir da busca de informações sobre o patrono. “Foi um verdadeiro resgate a história de uma região da cidade que é tão rica, bela e importante para a qualidade de vida de toda Jundiaí, com suas áreas rurais produtivas. São informações que resgataram a autoestima de uma região a partir da atividade das crianças”, comentou a mãe, que tem o filho matriculado na  EMEB José Sciamarelli Sobrinho.

Segundo a professora do 5º Ano da unidade responsável pelo desenvolvimento do projeto, Carla Fernanda Ramos Alves, o trabalho contou com envolvimento de todos os moradores. “As crianças fizeram pesquisa com as famílias, recolheram fotos e informações para compor a produção, que foi iniciada com o patrono e que se ramificou com as demais famílias moradoras do bairro. O resultado foi emocionante para todos”, argumenta.

Pelo mesmo contexto histórico, a EMEB Duílio Mazziero resgatou a vida do patrono da unidade e fez apresentações para os convidados. “A família do patrono compareceu para acompanhar a apresentação, que foi emocionante. A unidade é uma das EMEBs que conta com com as aulas experimentais de italiano a partir dos 6 anos para as crianças, implementado pela Escola Inovadora. Aprender a história faz com que eles possam projetar o futuro”, explica a diretora de Educação Fundamental, Marjorie Samira Ferreira Bolognani.

Pequenos Escritores

Ainda na região do Caxambu, a EMEB Vasco Venchiarutti, realizou, no sábado (7), a apresentação do trabalho desenvolvido ao longo do ano com os estudantes do Grupo 5, que foi reproduzido em livros.

Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Suzete Keli dias de Oliveira, o projeto pedagógico do ano ressaltou a importância da leitura e da escrita entre as crianças, que tiveram contato com vários autores, ilustradores e formatos textuais.

A mudança de comportamento da crianças em relação aos livros foi nítida a partir do trabalho desenvolvido. “Com as duas bibliotecas que temos disponíveis nas áreas comuns da escola, as crianças passaram a buscar os livros, espontaneamente. O aumento do interesse também passa pela informações detalhadas sobre os envolvidos na obra, já que cada um foi responsável por ilustrar uma página no livro escrito por cada sala”, explica Suzete Keli.

Ela ainda abordou aspectos dos livros ‘A árvore de diamantes’, ‘Minha família é…’, ‘Coisas importantes que me deixam feliz’ e ‘E se?’ das obras apresentadas pelas crianças para as famílias no auditório da Biblioteca Professor Nelson Foot, no Complexo Argos.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesEducação
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/12/10/emebs-resgatam-e-contam-historias-em-atividades-de-encerramento-do-ano/

Apoio