TVTEC encerra ano com 15.ª formatura e 4200 vagas oferecidas
A TVTEC encerrou seu ano letivo nesta quarta-feira (11) com a diplomação de 30 alunos nos cursos de Edição e Tratamento de Imagem, Edição de VÃdeo para Redes Sociais e Fotografia Digital – em sua 15.ª formatura. O evento começou pontualmente à s 19h30, no Beco do Michael, no Complexo Educacional e Cultural Argos.
Desde que começou a funcionar, em 2017, como TVTEC, plataforma multimÃdia da Prefeitura de Jundiaà e primeira escola pública gratuita do PaÃs em Tecnologia Digital e Produção Audiovisual, a emissora ofereceu 4200 vagas em 45 cursos gratuitos.
O professor Francesco Bordignon, diretor da Fatec JundiaÃ, representou as professoras Laura Laganá ,  e Clara Magalhães, respectivamente diretora-superintendente e coordenadora técnica do Centro Paula Souza (CPS).
“Para nós, trata-se de um evento bastante importante, a formação de mais uma turma, fruto do convênio bastante positivo, fonte de muitos frutos, a partir de um acordo entre a Prefeitura de JundiaÃ, a TVTEC e o Centro Paula Souza”, comentou.
“Esses cursos rápidos são uma tendência mundial e extremamente eficientes para permitir a inserção das pessoas no mercado de trabalho, sem ter que passar por um longo perÃodo num curso superior”, avalia o professor Franceso.
Nas considerações feitas aos formandos, a superintendente da TVTEC, jornalista Mônica Gropelo, disse acreditar que o ano foi fechado com a certeza de que o desafio de se fazer uma nova ocupação no espaço da televisão púbica, no Complexo Argos, está sendo vencido a passos largos.
“A TVTEC é um projeto inovador no PaÃs. Nasceu como alternativa para vencer o desafio de dar utilidade efetiva para uma tevê pública. É um exemplo, modelo para todas as emissoras públicas do Brasil que precisam passar por esse reposicionamento”, ponderou a jornalista.
Mônica recorda que a  TVTEC é hoje uma multiplataforma criativa, inovadora, que atende a produção de conteúdo, prestação de serviço de utilidade pública e à sociedade com cursos de qualificação em mÃdias digitais que estimulam a economia criativa. “Pode ser considerada uma das boas práticas do interior do Estado de São Paulo para ocupação planejada e inteligente de espaços públicos antes vocacionados só como emissoras. É um projeto pioneiro no PaÃs e vence o desafio de dar rumo a si mesma e para as tevês públicas. Ela surge como modelo, uma alternativa especial”, garante a superintendente da TVTEC.
Mariana Munarolo Batista, coordenadora dos cursos do Centro Paula Souza na TVTEC, também jornalista, garante que o ano está de 2019 está sendo fechado com chave de ouro “Ampliamos a oferta de cursos e workshops, batemos a marca de 4200 vagas oferecidas, atendendo assim à demanda dos alunos e também de toda a população. Vamos voltar em janeiro com novidades em 2020”, adianta.
(Por Pedro Fávaro e Carol Ferreira)
(Imagens: TVTEC)