Comitiva de Viana, no Espírito Santo, vem a Jundiaí conhecer o ‘Escola Inovadora’
Com população estudante em rede municipal de 12,5 mil crianças, a cidade de Viana, no Espírito Santo, encaminhou uma comitiva para visitar e conhecer o trabalho desenvolvido na Educação, com o Programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí.
Os representantes circularam pelo Complexo Argos, Fab Lab, EMEB Clotilde Copelli e no Vale Verde no período da manhã, e à tarde, conheceram as instalações do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (GERESOL) e da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (UNIDAM), equipamentos da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).
“É um grande prazer apresentar para gestores de outras cidades o modelo educacional aplicado em Jundiaí, que já rendeu para a cidade a conquista do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2021 antecipadamente, em 2018; a alfabetização um ano antes do preconizado pelo Ministério da Educação além de apresentações das atividades em congressos latino-americanos. A Escola Inovadora incorpora formação, ambiência e aprendizagem a partir de ações práticas, que envolvem o ensino de inglês a partir dos 4 anos, o Fab Lab – uma parceria entre a Escola Inovadora e o SESI -, aulas de robótica, educação financeira e socioemocional”, detalhou a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques.
Para o presidente da Câmara de Viana, Fábio Dias, Jundiaí é um exemplo a ser seguido. “Vamos levar o ‘case’ de Jundiaí para a nossa cidade. Queremos implementar a alimentação orgânica e aqui, estamos identificando práticas completas para a oferta às crianças. É pela Educação que se transforma a sociedade, por isso, estamos buscando bons exemplos para implementar na comunidade”, comentou, enquanto visitava a EMEB Clotilde Copelli, unidade que foi revitalizada em parceria com a comunidade escolar.
A visitação da comitiva circulou pelo Vale Verde, horta orgânica que fornece verduras, legumes e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), para a rede educacional. “O interesse em conhecer como é desenvolvida a produção é fundamental para a nossa cidade. Temos uma área grande que poderá ser cultivada para a produção destinada às escolas. Jundiaí é reconhecida como referência nessa condição e identificar as práticas e logísticas envolvidas colaboram para que tenhamos um trabalho de sucesso”, detalha Fábio Dias.
No período da tarde, o gestor da UGISP, Adilson Rosa e o diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes, apresentaram os equipamentos que fazem parte das ações de educação ambiental das crianças.
(Prefeitura de Jundiaí)