Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Obras da Emeb Candelário entram na segunda fase

Publicada em 18/12/2019 às 15:40

A expectativa é grande para os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Joaquim Candelário de Freitas, da Prefeitura de Jundiaí. O novo edifício está sendo construído no mesmo espaço do prédio que foi demolido, chega a sua segunda fase e apresenta à população a dimensão da construção de mais de 4,9 mil metros quadrados distribuídos em três pavimentos.

Obra estrutural na EMEB Candelário será entregue até o dia 20 de dezembro; sequência será iniciada em janeiro

A unidade integrará o conceito ‘Escola Inovadora’, e ainda contará com quadra coberta, anfiteatro, biblioteca, laboratório, elevador, geração de energia fotovoltaica e dispositivo de captação de água da chuva para reuso, aquecimento solar para abastecimento da cozinha e vestiário.

Sua idealização contou ainda com a participação das crianças para o desenvolvimento do projeto – iniciativa que faz parte das ações desenvolvidas pelo Município, integrante da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças.

“O prédio da EMEB Candelário será o maior investimento para a Educação de Jundiaí, em termos de estrutura, com valor atualizado em torno de R$ 12 milhões. A construção é a mais moderna existente na cidade e atenderá todo o conceito do programa Escola Inovadora. As duas primeiras fases de construção são provenientes de contrapartidas de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIVs) de empreendimentos imobiliários instalados na região”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

O prefeito ainda ressalta que Jundiaí visa a formação das crianças em todas as suas capacidades. “E preparadas para os desafios do futuro, com a aprendizagem da língua inglesa a partir dos 4 anos, robótica, Fab Lab – primeiro municipal feito em parceria com o Sesi direcionado para a Educação – e conhecimento sócio-emocional”.

Segundo o gestor adjunto da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Ademir Pedro Victor, a montagem de estrutura tem prazo para término até dia 20 de dezembro, na sequência receberá o fechamento das lajes e passará a receber os fechamentos das paredes externas e internas, com a determinação dos espaços dos ambientes, a partir de 6 de janeiro.

A etapa final será do entorno do prédio e acabamento interno. “A construção ainda conta com o diferencial do muro de arrimo, feito com tecnologia de grampeamento, ou seja, o material é fixado não somente na vertical, como na horizontal”, detalha Ademir.

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) responde pela maior parcela do Orçamento de Jundiaí, que para 2020 é previsto o valor de R$ 526,6. De acordo com a gestora, Vasti Ferrari Marques, o investimento municipal já mostra resultados. “Conquistamos, ainda em 2018, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 7.1, marca que era prevista apenas para 2021.

Outro fator que conseguimos acelerar foi a alfabetização das crianças um ano antes do preconizado pelo Ministério da Educação. Incentivar o desenvolvimento das nossas crianças potentes, com inovação, tecnologia e ensino de qualidade é prepará-las para enfrentar os desafios do futuro”, argumentou a gestora.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueEducação
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/12/18/obras-da-emeb-candelario-entram-na-segunda-fase/

Apoio