Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Solar do Barão recebe instalações do programa ‘Cidade das Crianças’

Publicada em 18/12/2019 às 10:48

Placas interativas de identificação dos pássaros que frequentam os jardins e uma casa na árvore são as novas instalações do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, novidades que, segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, fazem parte do “Cidade das Crianças”.

Duas mulheres olhando para placa com foto de pássaro, com uma delas apontando o celular

Vilma e Jéssica escutam a rolinha roxa no Jardim do Solar

“Jundiaí é a primeira cidade do Estado de São Paulo a aderir à Rede Latino-americana – Cidade das Crianças. Estas novas instalações são mais iniciativas da Prefeitura em repensar o espaço urbano para que as crianças se apropriem dele e para que os adultos repensem a importância do brincar”, argumentou.

Já foram instaladas 23 das 40 placas com as identificações das espécies de aves que, ao longo do ano, frequentaram, fizeram ninho ou ainda aproveitaram os jardins para descansar durante seus voos. Cada placa possui a foto da espécie, o nome em Português e o nome científico em Latim, um breve texto explicativo e um QR Code. Com a leitura do código por tablets ou smartphones, o visitante é direcionado a uma página do site da Cultura com o player que reproduz o canto dos pássaros, como andorinhas, corruíras, garças e pardais.

Moradoras de Várzea Paulista, Vilma e Jéssica do Nascimento, mãe e filha, aproveitaram as compras em Jundiaí para visitar o jardim, onde descobriram as instalações sobre os pássaros. A jovem de 19 anos compartilha a experiência.

Mulher acompanha uma criança enquanto brinca em casa na árvore

Casa na Árvore motiva retorno de Samira e Agatha ao museu

“Sempre entrei nos jardins para tirar fotos e hoje tive esta surpresa com os pássaros. Cada vez menos dedicamos nosso olhar para a natureza e está é uma oportunidade para restabelecermos esta conexão”. A mãe complementa. “Em casa também tenho lírios da paz como estes, mas não assim tão lindos. Devem ser o espaço e o cuidado que recebem do pessoal do Museu”.

O diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini, ressalta a importância do espaço. “Desde que reaberto à população em 2017, os jardins sempre foram pensados como partes pertencentes ao Museu, não um anexo. E na ocasião da reforma para abertura, o plano paisagístico foi pensado para atrair diversas espécies de pássaros e insetos, ao longo de todo o ano. Os primeiros já foram catalogados e agora daremos início ao trabalho com os insetos.”

Já a Casa na Árvore, a outra novidade pelo programa “Cidade das Crianças”, está montada sobre duas árvores de ipês roxos, e conta com parede de escalada, escada, cobertura parcial e ponte de ligação.

Maquete posicionada em centro de sala de prédio histórico, com visitantes

Exposição de presépios segue para visitação até dia 6 de janeiro

A repositora Samira Lorrayne, de 18 anos, aproveitou a ida ao Centro para passear com a irmã Agatha Fernandes, de quatro anos, com quem mora na vila Ana. “Entramos no jardim em busca de tranquilidade. A última vez em que estive aqui foi durante uma excursão da escola, há mais de uma década. Agora que descobrimos também a casa na árvore voltaremos mais vezes”.

Mais melhorias
Desde 2018, os jardins do Solar possuem também a rede de wi-fi gratuita Conect@do, desenvolvida pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) e disponibilizada em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Também no ano passado, o Museu passou por reforma completa de sua fiação elétrica e do telhado.

Até o dia 06 de janeiro do ano que vem, segue também para visitação gratuita no Museu a tradicional exposição de presépios. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e funciona em horário estendido, durante a semana, das 10 às 21 horas – inclusive na segunda-feira (23), e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas.

(Fonte e imagens: Prefeitura de Jundiaí)

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/12/18/solar-do-barao-recebe-instalacoes-do-programa-cidade-das-criancas/

Apoio