11 ações marcantes, que fizeram diferença em 2019
Pode ser um ato simples, como instalar um bebedouro em local público, para que os passantes matem a sede. Ou um ato eloquente, como seguir até o cenário de uma grande tragédia para resgatar vidas humanas e de animais, e consolar quem está aflito. O ano de 2019 foi repleto de atitudes importantes, modelares, que o TVTEC News registrou e reapresenta aqui para os seguidores da multiplataforma que é a Rede TVTEC.
*** AMIZADE SEM FRONTEIRAS
O ano letivo na rede municipal de ensino de Jundiaí começou na última semana, e a doce Victória de apenas 9 anos, já deu um show de empatia, mostrando que pequenos detalhes podem despertar grandes doses de alegrias.
O guia de Victoria tem quatro páginas com diversas opções de passeios. Com a intenção de ajudar um coleguinha que recentemente se mudou da Venezuela para Jundiaí, ela resolveu lhe presentear com um guia de passeios pela cidade, aliás, momentos que ela também costuma ter em família.
https://youtu.be/LKSUsObPAHY
*** ARTE GESTACIONAL
O Belly-painting no Brasil é mais conhecido por ‘Arte Gestacional’: uma pintura feita na barriga da mulher grávida que pode trazer diversos benefícios para a mãe e também para o bebê! Vem conhecer. A enfermeira obstetra Manoela Rodrigues é uma das jundiaienses que fez a diferença esse ano, na vida de muitas pessoas, com seu trabalho.
“É uma arte que traz o lúdico com ela, flores, animais, a natureza, e pode retratar o bebê na posição que ele está se mãe desejar”, explica Manoela.
https://youtu.be/LSrHvG3pJhw?list=TLPQMDQxMjIwMTnt8vvW5DInLQ
*** PEDRO E O BATMAN
O Pedro realizou o sonho de conhecer o Batman! Em seu último mês de tratamento contra o câncer, ele recebeu essa visitinha do homem morcego, de quem é fã, no Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, a 60 quilômetros da cidade de São Paulo. Foi emocionante!
https://youtu.be/GnONNvtPq0w
* * * MODELO INSPIRADOR
Depois de visitar os estúdios da TVTEC, os alunos da Escola Cristã de Jundiaí se inspiraram nos conteúdos para produzirem seus trabalhos de escola! A TVTEC da Prefeitura de Jundiaí é a primeira escola pública-municipal de mídias digitais do Brasil, em convênio com o Centro Paula Souza (CPS), ofereceu, em dois anos, mais de 4000 vagas em workshops e cursos em 41 modalidades.
A emissora não só se reinventou para acompanhar a Revolução 4.0, consolidando e modernizando a caminhada da TVE Jundiaí, fundada em 1996, como também redesenhou-se e adaptou-se para atender as demandas das redes sociais – YouTube – e deu ao seu jornalismo nova linguagem para o Facebook, lançando uma programação aberta e transformando-se em multiplataforma de agenda positiva.
https://youtu.be/-PJ6FjGdMCA?list=TLPQMDQxMjIwMTnt8vvW5DInLQ
* * * PROJETO DONS E TONS
O projeto Dons e Tons Coral Cênico Infantil começou a ser desenvolvido no núcleo educacional da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho este ano, com 30 crianças, em uma parceria entre a instituição e a Escola de Música de Jundiaí, dentro da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo, o Proac. “A música muda seu humor. Ela tem essa capacidade. Mas o projeto traz todo o trabalho de expressão corporal, foco, colaboração, liderança, empatia”, revela a maestrina Cláudia Feres, uma das coordenadoras da ação.
https://youtu.be/2qDUx2WGBik?list=TLPQMDQxMjIwMTnt8vvW5DInLQ
* * * CANTORES DA FÉ
A música também foi a ferramenta do grupo Cantores da Fé, que mostrou sua solidariedade cantando para os paciente do Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí.
A ideia é aliviar um pouco o ambiente e até ajudar na cura, afinal você conhece algum remédio melhor do que esperança e alegria?
https://youtu.be/YVeen_Y-OAY?list=TLPQMDQxMjIwMTnt8vvW5DInLQ
*** BRAILLE PARA BATERIA
Ele está com 19 anos. Nasceu com uma deficiência na retina e não enxerga. Isso não foi impedimento para que ele aprendesse a tocar bateria, uma entre muitas outras habilidades que tem o jovem. Matheus Henrique Calduro conta que sempre foi ligado à música, desde criança, e que o tio o incentivou muito. “Ele queria que eu tocasse teclado, guitarra”, recorda.
Aos 12 anos, Matheus conheceu Guilherme Favero que se interessou tanto por ele a ponto de desenvolver um método, uma forma de comunicação, para que Matheus aprendesse a tocar. Acompanhe essa história de solidariedade e superação.
https://youtu.be/XeUmM4nGlQc
* * * ABAIXO A SEDE
Imagina que você está andando na rua no calorão do verão e bate aquela sede. O que você faz? Aqui em Jundiaí, tem uma loja que colocou um bebedouro na calçada para facilitar a vida de quem passar por ali nesses momentos. Num dos bairros mais movimentados da cidade. E o bebedouro permanece firme ali, por decisão do dono da loja.
*** AMOR COLORIDO
Despertar um novo olhar para a escola, um olhar amoroso, maternal, aconchegante. Tudo começou quando Alessandra Teixeira, professora em uma escola municipal de ensino básico de Jundiaí viu, no Facebook, a atitude de uma mãe norte-americana que deixava mensagens escrita nos lápis para a filha. Aí resolveu assumir esse carinho positivo, ativo, e também começou a escrever mensagens nos lápis de cor da filha Thainá, de oito anos. O resultado foi surpreendente.
https://youtu.be/YgODqUb-a8A
*** GIBI CONTRA ANSIEDADE
Com o objetivo de instruir as famílias e amenizar a ansiedade de crianças prestes a passar por cirurgias, o especialista em cirurgia pediátrica Márcio Lopes Miranda criou um gibi lúdico e informativo para pacientes de Jundiaí.
O médico conta que a ideia surgiu a partir da necessidade de conversar com os familiares e a criança através de um contato mais humano, desconstruindo os termos médicos.
https://youtu.be/1FWDuKfzyG4
*** MENTE ABERTA, PÉS LIVRES
O Projeto PÉS LIVRES foi criado pelo casal Luana e Rafael, aqui de Jundiaí, para levar educação às crianças da Tanzânia, na África. Eles reformaram uma escola infantil e agora vendem livros para manter a escola em funcionamento. Venha conhecer a jornada deste projeto!
https://youtu.be/NYf7Bo1W9lw