Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaiense é o primeiro brasileiro selecionado para a Barkley Marathon

Publicada em 03/01/2020 às 19:00

Mais um orgulho para a Terrinha Querida! O jundiaiense Enrico Frigeri de 31 anos, formado em educação física e biologia foi um dos 40 atletas escolhidos para a edição 2020 da Barkley Marathon – uma competição de corrida, idealizada pelo norte-americano Gary “Lazarus Lake” Centrell, inspirada no percurso de fuga de James Ear Ray que assassinou Martin Luther King Jr. James escapou da prisão e foi recapturado 55 horas mais tarde em uma distância de 13 km. Gary então satirizou que neste tempo teria percorrido 160 km.

Hoje, a corrida que acontece na região de Frozen head State Park, em Wartburg

Hoje, a corrida que acontece na região de Frozen head State Park, em Wartburg, nos Estados Unidos, faz com que os atletas completem cinco voltas em um percurso de 32 km, com terra em um tempo limite de 60 horas.

“O interesse pela modalidade surgiu quando terminei a faculdade de biologia. Antes disso eu não praticava nenhum esporte, nem nada, era apenas por lazer mesmo. Em 2013 eu fiz minha primeira corrida de 5 km em Jundiaí e consegui pegar um lugar pódio, o que me animou bastante para começar a correr. Aí passei a aumentar a distância, mas sempre com foco em corrida de rua, o fato de ser biólogo e gostar da natureza, fez com que eu começasse alinhar a corrida ao ambiente verde, de floresta, e passei para a corrida de aventura, ou seja, provas que juntam corrida, bicicleta e caiaque por 300, 400 km!”, explica Enrico.

Além de estar entre os escolhidos, Enrico é o único da América Latina e o primeiro brasileiro da história a ser selecionado. Para ele a expectativa é grande! “Estar entre os 20 atletas selecionados, e o único da América Latina já é uma responsabilidade e o fato de ser o primeiro brasileiro da história, aumenta ainda mais… existe toda uma expectativa, mas a maior cobrança é da minha parte de conseguir representar bem o país e colocar o Brasil entre os 10 mais bem colocados”, comenta.

Processo de inscrição

Encontrar informações para participar da prova não foi nada fácil. Acredite, o processo é árduo. Depois de descobrir o e-mail de um dos organizadores, é necessário elaborar um ensaio sobre os feitos e justificar o motivo pelo qual você deve ser selecionado. “Não existe um site oficial, há informações dispersas e você precisa ir garimpando e isso demora bastante. É gente do mundo inteiro tentando! Além disso precisa descobrir a data e o horário de envio, se você errar isso está eliminado”, explica.

A corrida não conta com taxa de inscrição, há apenas o valor simbólico de US$1,60 para que a questão financeira não interfira na vitória de um possível atleta. Quando você está entre os selecionado, recebe uma carta de condolências e é necessário levar um presente ao responsável, de acordo com o que ele esteja precisa, seja uma meia ou camiseta, por exemplo e para os novatos uma placa de carro do país ou estado.

Competição 

O percurso de Barkley tem 18.000 metros de ascensão, lembrando que apesar das poucas informações a prova pode acontecer durante o dia ou à noite. Relógios com GPS ou smartphones estão proibidos. Durante as voltas, os atletas precisam encontrar checkpoints que estão em livros escondidos pelo caminho e arrancar uma página, garantindo que passaram pelo local.

(Por: Caroline Ferreira/Imagem: Arquivo Pessoal)


Leia mais CidadesEsporteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/01/03/jundiaiense-e-o-primeiro-brasileiro-selecionado-barkley-marathon/

Apoio