Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ambulatório que integra o Projeto Zika Vírus do HU já está em funcionamento

Publicada em 08/01/2020 às 17:21

Todas as dependências do Ambulatório de Assistência, Ensino e Pesquisa do Departamento de Pediatria para atendimento ambulatorial e pesquisa do Zika Jundiaí estão funcionando desde a última segunda-feira (6). Este espaço é da Faculdade de Medicina junto com o Hospital Universitário e toda a pediatria da FMJ foi transferida para o novo endereço. Com isso, são esperados o atendimento de 300 pacientes por semana.

Consulta com estudantes e o nefrologista Emmanuel Machado de Oliveira

No ambulatório é realizado o atendimento de puericultura, pneumologista, infectologista, alergologista e nefrologista em crianças que receberam alta das UTIs Pediátrica e Neonatal, além de alojamento conjunto e enfermaria para os que necessitam de acompanhamento ambulatorial.

As consultas de crianças acompanhadas pelo Projeto Zika vírus serão acompanhadas no local por um time formado por fisioterapeuta, enfermeiro de desenvolvimento e fonoaudióloga, além das ações educativas em saúde visando prevenção de doenças e orientações sobre aleitamento materno.

O espaço compreende 200 metros quadrados dentro do HU com sala de espera, cinco consultórios equipados para o atendimento de crianças, além de uma sala de estudos para os pesquisadores, alunos da FMJ e bolsistas apoiados pela FAPESP. O investimento foi de R$391.000,00 provenientes de 2/3 da FMJ e 1/3 dos Rotarys Jundiaí Serra do Japy e Jundiaí Sul.

A pesquisa do Zika Jundiaí está em seu 4º ano, e o ambulatório é um grande passo para o projeto que tem a responsabilidade de investigar a transmissão da doença em gestantes e suas repercussões nas crianças até o terceiro ano de vida. Dentre todas as pesquisas em desenvolvimento no mundo, este é o único estudo que acompanha as mães e seus bebês.

Saulo Passos coordena a pesquisa do Zika Jundiaí

Para Saulo Duarte Passos, professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, que coordena a pesquisa, esse projeto já acolheu 814 mulheres e, hoje, seus filhos, muitos já com dois anos de vida, recebem acompanhamento interdisciplinar totalmente gratuito envolvendo pediatras, neuropediatras, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e odontólogos. “Hoje, acompanhamos 400 crianças pela Coorte de Jundiaí”, explica ele.

Segundo Márcia Conceição, 38 anos, mãe de Everton Guilherme Conceição que ficou internado por 20 dias e esteve no ambulatório para sua segunda consulta com o nefrologista Emmanuel Machado de Oliveira, o espaço é muito bom. “Fomos bem atendidos desde o começo e esse espaço é muito organizado e moderno”, reforça ela.

Os atendimentos serão feitos por meio de encaminhamentos do serviço público de saúde e funcionará de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h. Mais informações pelo 4527 5700, ramal: 790 com Adriana.

(Fonte/Imagem: Assessoria de Imprensa HU)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/01/08/ambulatorio-que-integra-o-projeto-zika-virus-do-hu-ja-esta-em-pleno-funcionamento/

Apoio