Procon orienta consumidores para compra de material escolar
Com o inÃcio do ano novo, as compras de materiais escolares se intensificam, dada a proximidade da volta à s aulas. Pensando nisso, o Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon) potencializa as ações de fiscalizações em papelarias, além de se colocar à disposição de pais e responsáveis para denúncias de práticas abusivas.
“O Procon tem feito a sua fiscalização para apurar as questões de normas de segurança, prazo de validade desses produtos e obviamente dando orientações para que os pais estejam atentos”, explica o superintendente Procon Sorocaba, Carlos Rocco Júnior.
Entre as orientações:
- Pesquisas em diversos locais fÃsicos para que haja negociação;
- Organização em grupos;
- Buscas em plataformas digitais;
O Procon ressalta ainda que as listas não devem exigir marcas de produtos, como também não devem conter materiais de uso coletivo, apenas pessoal. “Não pode ter aqueles itens do tipo material de limpeza, papel higiênico ou álcool. Eles são insumos da unidade escolar e devem estar embutidos na mensalidade”, finaliza Carlos.
Para a psicóloga Natália de Oliveira Corrêa, é importante que as crianças façam parte deste momento da escolha de materiais, seja no perÃodo das compras ou na organização em casa, mas salienta a necessidade de uma conversa e combinados prévios. “O pai está sujeito a passar por situações das quais não esteja preparado, por isso é necessário uma conversa antes de sair de casa, combinando com os filhos sobre a lista a ser cumprida”, finaliza.
(Fonte: Reprodução Tem NotÃcias/G1/Imagem: Internet)