Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Médico do São Vicente dá dicas para prevenir insolação

Publicada em 10/01/2020 às 17:59

Janeiro é tempo de férias, descanso e diversão. E como estamos no verão, muitas pessoas procuram as piscinas e a praia para se refrescar. As atividades ao ar livre também são mais frequentes. Por isso, é muito importante prevenir a insolação. O médico clínico-geral do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Mauro Ivan Andrade, explica que a insolação ocorre quando a temperatura corporal fica acima de 40°C e o organismo fica sem condições de se resfriar.

Casos críticos devem ser conduzidos diretamente aos serviços de emergência

“A insolação normalmente acontece quando ficamos expostos maior parte do tempo ao sol ou ao mormaço, o que leva a perda de água e nutrientes do corpo. Isso também ocorre durante a prática de atividades físicas que causam cansaço ao corpo”, explica.

Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, pulsação rápida, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental. Em casos mais graves, há dificuldade para respirar, palidez, temperatura do corpo muito elevada, extremidades arroxeadas e fraqueza muscular.

O médico orienta que os casos críticos devem ser conduzidos diretamente aos serviços de emergência. “A insolação severa causa perda de sódio, potássio e magnésio que podem levar o paciente a óbito ou gerar sequelas neurológicas. Nestes casos, é preciso realizar rapidamente a reposição via hidratação venosa”, descreve. Em situações mais leves, a indicação é de hidratação e repouso.

Para prevenir a insolação, o médico dá algumas orientações:

– Ingerir bastante líquido ao longo do dia, como água ou sucos de frutas;

– Evitar exposição ao sol das 11 às 16h;

– Usar boné ou chapéu para proteger a cabeça;

– Usar roupas largas e leves para se proteger de queimaduras solares;

– Usar protetor solar e reaplicar a cada duas horas, uma vez que a transpiração excessiva ou mergulho no mar ou piscina podem remove-lo.

(Fonte: Assessoria de Imprensa/ Imagem: Pixabay)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/01/10/medico-do-sao-vicente-da-dicas-para-prevenir-insolacao/

Apoio