Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaiense compete nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno

Publicada em 14/01/2020 às 11:00

Em Lausanne, na Suíça, está ocorrendo mais uma edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. E na delegação brasileira está uma jundiaiense. Eduarda Ribera – a Duda – de 15 anos, começa a competir no próximo sábado (18) no esqui cross country. Com treinos intensos, ela espera desempenhar um excelente papel nas pistas de gelo.

“Representar o Brasil tem um peso ainda mais significativo, ainda mais porque nosso país não tem neve e diante toda dificuldade no cenário esportivo atual”, conta a jovem que competirá em três provas: nos 5km, no sprint e no cross-country.

Para sua participação na Olimpíada da Juventude, todo um treinamento especial foi realizado. “Eu, a comissão técnica e a Confederação Brasileira de Desportos para Neve, preparamos um plano para que eu chegasse da melhor forma possível e tivesse o pico da periodização durante os Jogos. Tive oportunidade de treinar 30 dias na neve na América do Sul e participar de provas consideradas oficiais pela Federação Internacional tanto na América do Sul quanto na Europa.”,

Quando está no Brasil, suas atividades são realizadas no Parque da Cidade e na pista de atletismo do Bolão. No parque municipal ela utiliza o rollerski, que simula o que ela pode enfrentar no gelo. “O equipamento tem os mesmos bastões que utilizo na neve e juntos simulam a técnica da neve no asfalto. Além do roller, fazemos bastante treino de corrida e de força com peso corporal para complementar a preparação física”, conta. “Os aspectos competitivos consigo desenvolver durante as etapas do Circuito Brasileiro que acontecem quatro vezes por ano em São Carlos”, complementa.

Experiência em casa
Na família Ribera, experiência olímpica há de sobra. Na Paralimpíada de 2018, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, o irmão dela, Cristian Ribera, terminou na sexta colocação na prova do esqui cross-country 15km sentado. Foi o melhor resultado brasileiro na história de uma Olimpíada ou Paralimpíada em esportes de inverno.

“Conversamos bastante sobre a experiência que ele teve na Coreia e em todas as outras competições que foram marcantes para a carreira dele. Assim, me sinto mais preparada em me deparar com algumas situações que ele citou em suas várias histórias”, diz.

A jovem espera que em Lausanne conquiste um ótimo resultado para o país. “Espero conseguir usar a adrenalina a favor da competição e trazer bons resultados para o Brasil como a primeira mulher mais jovem a competir o Jogos Olímpicos da Juventude. Espero ainda aprender o máximo que eu puder para posteriormente compartilhar com meus amigos de equipe”, afirma.

(Fonte/Imagem: JJ)


Leia mais CidadesEsporteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/01/14/jundiaiense-compete-nos-jogos-olimpicos-da-juventude-de-inverno/

Apoio