Emoção marca a abertura da 37.ª Festa da Uva e 8.ª Expo Vinhos
O Parque Comendador Antônio Carbonari recebeu, nessa quinta-feira (16), cerca de duas mil pessoas que estiveram na solenidade de abertura da 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos. A tradicional festa é uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Cultura (UGC) e da Associação Agrícola de Jundiaí, e foi lançada na década de 1930 para comemorar o surgimento e sucesso de vendas da Uva Niagara Rosada.
A Corte da Uva, este ano composta pela rainha Joyce de Oliveira, a primeira princesa Tamires Fernandes e a segunda princesa Geovana Alcântara, fez a fala de abertura oficial da Festa.
A abertura da Festa contou com a presença do governador do Estado, João Dória, que chegou ao parque visitando a tradicional “Casa do Colono” e agradeceu as boas-vindas. “Também graças a Jundiaí, São Paulo já é o terceiro maior produtor de uva de mesa do Brasil. E esta festa reflete o que vocês trazem no coração e a alegria e a felicidade dessa produção. Nos dias de Festa, Jundiaí abraça a todos, num país plural, de todos e de tantas origens”.
O prefeito Luiz Fernando Machado falou sobre as expectativas para este ano. “Pela qualidade desta Festa e por ser a Terra da Uva, Jundiaí estabeleceu uma marca e essa deve ser superada a cada ano. Em 2019, recebemos visitantes de 16 países, 19 Estados e 180 Municípios. Não é à toa que somos a 7ª economia do Estado e a 18ª do País, além de recebermos, em novembro do ano passado, o título de melhor destino turístico rural paulista no prêmio Top Destinos Turísticos”, disse.
“A Festa da Uva é dedicada aos produtores rurais, que muito contribuem com o desenvolvimento econômico local. Mas, nesta edição, tem um diferencial importante, que é a presença do programa Cidade de Crianças em vários espaços do Parque da Uva”, declarou o prefeito, em referência às políticas públicas municipais desenvolvidas em Jundiaí tendo como foco a infância
Para o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, a Festa da Uva é um segundo Natal para os produtores. “O agricultor jundiaiense planeja a poda da uva de modo programando para que haja uva na mesa das pessoas durante as Festas de Fim de Ano e durante a Festa da Uva. Este ano comemoramos ainda o ingresso de mais um bairro agrícola da Festa, o Rio Acima, o que juntamente com a expectativa da superação de público, deve ultrapassar as 14 toneladas de frutas vendidas no ano passado”.
A cerimônia contou ainda com as presenças do deputado federal Miguel Haddad; do vereador Gustavo Martinelli, representando a Câmara Municipal; do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira; de prefeitos e secretários de Municípios da região; do presidente do Conselho municipal do Desenvolvimento Rural, Gilberto Bardi; do presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, Renê Tomasetto; de agricultores e produtores rurais; das rainhas e princesas de edições anteriores da festa; e de Pompéia Fabrício, a rainha da Corte da Uva de 1947 e embaixadora da Festa.
A festa
Com entrada gratuita, a Festa segue nos dias 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro, sempre com os seguintes horários: às sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 21h. Apesar da entrada gratuita, é sugerida a ação solidária de doação de um quilo de alimento não perecível, a ser destinado ao Fundo Social de Solidariedade (FUNSS).
Entre as atrações estão as apresentações musicais em cinco palcos, intervenções culturais, aulas show enogastronômicas, além da exposição e venda de frutas e vinhos e diversas opções gastronômicas. A programação completa pode ser conferida no site da Festa.