Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Festa da Uva de Jundiaí já recebeu mais de 35 mil visitantes

Publicada em 20/01/2020 às 11:52

A 37.ª Festa da Uva, que espera um aumento de público de cerca de 5%, ou seja, mais de 200 mil pessoas, já superou as expectativas de número de visitantes: em três dias – quinta, sexta e sábado – mais de 35 mil visitantes estiveram no Parque Comendador Antônio Carbonari. A festa prossegue pelos próximos dois finais de semana.

Em três dias – quinta, sexta e sábado – mais de 35 mil visitantes estiveram no Parque Comendador Antônio Carbonari

A expectativa também é de um aumento de 10% na venda de frutas em relação à edição anterior da festa, que completa 85 anos em 2020. Boa parte do público do fim de semana foi composto por excursões da melhor idade, que aproveitaram a festa do começo ao fim. “Já comi muito e assisti a vários shows, é uma festa maravilhosa”, disse Arlete Cunha, que veio de São Paulo com um grupo de amigas, todas maiores de 60 anos.

De acordo com a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, são grupos e excursões que vem de diversas cidades e até de outros Estados.

“E esse público aproveita a festa tanto ou até mais do que os mais jovens”, aposta. Em 2019, Jundiaí recebeu da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social o selo intermediário da Programa Amigo do Idoso. Das 641 cidades do Estado de São Paulo, apenas 14 delas conseguiram esta certificação. Dos três selos possíveis para serem obtidos, o município já conta com dois deles.

Um exemplo dessa jovialidade foi a apresentação do grupo jundiaiense Geração + 60, formado há dez anos por integrantes de, no mínimo, 60 anos, mas que conta com bailarinos de mais de 80. As coreografias embalaram o público – principalmente “YMCA”, clássico de discoteca do grupo Village People, com os dançarinos devidamente vestidos de policial, índio e caubói. Um deles é Adirson Federighi, que, aos 80 anos, não falta aos ensaios semanais.

“É um grupo sensacional. Nós ensaiamos duas vezes por semana, das 14h às 16h, no Complexo Fepasa, que foi cedido pela Prefeitura de Jundiaí, e nos apresentamos gratuitamente em diversos locais”, disse sua esposa, Sueli Federighi, de 78 anos, que fez parte de outra coreografia.

Grupo de dança jundiaiense Geração + 60 apresentou coreografias neste domingo, como YMCA, do Village People

O prefeito Luiz Fernando Machado também esteve na manhã deste domingo (19) na Festa da Uva, circulando pelos pavilhões reservados aos produtores de frutas da cidade. “A Festa da Uva é um evento feito pelos jundiaienses e para eles. Muito nos orgulha ter o título de maior evento do segmento realizado no Estado de São Paulo, que, além de ser uma atividade de lazer, gera empregos e aquece o setor produtivo da cidade”, afirmou.

Programação

Em paralelo à Festa da Uva acontece a 8ª Expo Vinhos. Juntas, trazem várias atrações como leilão, premiações de uvas, vendas de artesanato, vinhos, licores, bebidas e produtos produzidos por agricultores da cidade, espaço infantil gratuito, atrações circenses, workshops enogastronômicos e a tradicional Cerimônia da Pisa da Uva, que acontece todos os dias sob o comando do Grupo Folklorístico Stella Bianca, voltado para a preservação e divulgação de danças e músicas das diversas regiões da Itália.

Prefeito Luiz Fernando Machado também esteve na manhã deste domingo (19) na Festa da Uva,

Neste domingo, é possível visitar a festa até as 21 horas. A entrada é gratuita, mas o visitante pode contribuir com alimentos não perecíveis para o Fundo Social de Solidariedade. Toda as atrações podem ser conferidas no site oficial .

 

 

 

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí. Imagens: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesCulturaDestaqueEconomiaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/01/20/festa-da-uva-de-jundiai-ja-recebeu-mais-de-35-mil-visitantes/

Apoio