Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Casos importados de arboviroses são confirmados em Jundiaí

Publicada em 23/01/2020 às 17:33

As viagens de fim de ano e férias são períodos de risco para aqueles que realizam deslocamentos para áreas com transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Neste ano de 2020, de acordo com o Boletim Epidemiológico de Arboviroses disponibilizado pela Vigilância de Saúde Ambiental (Visam), esses deslocamentos renderam para Jundiaí seis casos importados positivos de dengue.

Eliminar pratos de vasos e qualquer recipiente inservível que possa acumular água são ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Todas as ocorrências receberam as ações de vigilância, no entanto, a população deve manter a atenção em relação aos mosquitos transmissores (Aedes aegypti), para eliminar os criadouros e reduzir as chances de ocorrência de novos casos.

De acordo com a biomédica da Visam, Ana Lúcia de Castro, os casos importados foram originados no Interior Paulista (2) e no Paraná (4).

“A preocupação com os importados é em relação ao período de transmissão. Se as pessoas retornam para os bairros onde moram durante a viremia, no caso de picadas, transmitem o vírus para os mosquitos, os infectando, gerando o ciclo de transmissão autóctone. Por isso é muito importante que esses deslocamentos e início dos sintomas sejam passados para os profissionais da saúde”, alerta a biomédica, lembrando que são essas informações que abastecem as notificações e desencadeiam as ações de vigilância.

Assim como realizado em anos anteriores, a Prefeitura de Jundiaí mantém a publicação de Boletim Epidemiológico atualizado periodicamente, no site municipal, de forma que toda a população possa acompanhar a situação e onde estão localizadas as ocorrências.

Vale lembrar que as arboviroses são caracterizadas por dor de cabeça, febre, dores e manchas vermelhas pelo corpo. Na ocorrência dos sintomas, é necessário buscar o atendimento médico mais próximo, público ou particular.

A prevenção é a melhor medida contra as doenças, portanto, a forma eficaz de evitar a proliferação da doença é a eliminação do mosquito transmissor. “Todos os recipientes inservíveis que possam acumular água devem ser eliminados, as garrafas armazenadas com a boca para baixo, os vasos devem ser mantidos sem pratos aparadores e as calhas mantidas limpas e desentupidas”, ressalta a biomédica, que ainda aponta a importância de manter as caixas d´água bem vedadas.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/01/23/casos-importados-de-arboviroses-sao-confirmados-em-jundiai/

Apoio