Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Mais de 100 mil pessoas foram atendidas no HU em 2019

Publicada em 24/01/2020 às 12:38

O Hospital Universitário atingiu em 2019 a marca de 107.076 atendimentos no Pronto Socorro. A unidade é referência nos atendimentos de urgência e emergência nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria da região e de acordo com a vice-diretora clínica da Instituição, Márcia Borges Machado, os números mostram que não existe mais uma variação sazonal das doenças, e sim, que o movimento aumenta todos os meses.

O hospital vai fazer 17 anos e já proporcionou muitas mudanças em sua estrutura e em seu atendimento.

De acordo a com direção da unidade, as doenças com mais incidência são as prevalentes da infância, como: as respiratórias, trato gastrointestinal, pneumonia e as infecções respiratórias, associada à asma, bronquite, que ainda representam parte da internação pediátrica na unidade.

Essa procura intensa pelo Pronto Socorro do HU se deve ao fato da confiança pela Instituição. De acordo com a pediatra, outra questão que fez com que aumentasse os atendimentos é o fato do HU ser um Hospital Amigo da Criança. “O usuário detecta a humanização em todo o hospital. São leitos modernos e confortáveis, ar-condicionado nos quartos, profissionais mais treinados e envolvidos no protocolo de segurança do paciente, cuidados especiais com o bebê e a mãe e um atendimento especializado e humanizado” explica.

Para a vice-diretora um hospital humanizado através da estrutura, tecnologia e até a decoração contribuem para um melhor acolhimento.  “Um ambiente mais acolhedor e bonito, ajuda na recuperação”, analisou.

Hospital referência

O hospital vai fazer 17 anos e já proporcionou muitas mudanças em sua estrutura e em seu atendimento. Para este ano através de emenda parlamentar será inaugurado a reforma da UTI Pediátrica. Com verbas oriundas da Faculdade de Medicina de Jundiaí será trocado o telhado, as salas de aulas serão reformuladas, a parte elétrica será renovada e a obra do ambulatório da Saúde da Mulher será entregue.

O HU é um hospital referência em materno-infantil para os 7 municípios que integram o Aglomerado Urbano. A instituição é um Hospital Amigo da Criança, título conquistado em abril de 2019 e também integra a Rede Cegonha, outra importante conquista para a entidade.

O título Hospital Amigo da Criança é concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento e que cumprem os critérios do Cuidado Amigo da Mulher, da NBCAL e o direito ao acesso, permanência e participação da mãe, do pai ou responsável nas unidades que prestam cuidados aos bebês graves e potencialmente graves.

Para se tornar apto à certificação, o HU passou por um longo processo de avaliação e auditorias, que envolveu o trabalho e dedicação de toda equipe de colaboradores e médicos.

A Instituição comemora também junto com a prefeitura de Jundiaí a conquista da menor Taxa de Mortalidade Infantil registrada no Município, em 2018, com 7,23 mortes em cada mil nascidos vivos. Esse índice sintetiza o trabalho desenvolvido pelas equipes à saúde da população pública e privado.

Quando uma criança nasce no HU, a mãe recebe todas as orientações possíveis para cuidar bem de seu filho; o Comitê de Aleitamento Materno atua junto a essas mamães falando da importância do amamentar seu filho com o leite materno, alimento fundamental e importante para o crescimento do bebê e uma importante ação para qualidade de vida de ambos.

Visando a qualidade de vida dos pequenos, antes dos bebês deixarem o hospital com suas mamães, são realizados o teste do coração, da orelhinha, do pezinho e do olhinho (reflexo vermelho). Assim, a família pode ir para casa tranquila com relação à saúde dos pequeninos. Um fator que vem sendo de grande destaque no setor materno-infantil é o crescimento constante do número de partos normais, o que é bom para a mamãe e o bebê.

(Fonte/Imagem: Assessoria de Imprensa HU)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/01/24/mais-de-100-mil-pessoas-foram-atendidas-no-hu-em-2019/

Apoio