Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

UBS e PA Retiro passam por reforma e ampliação 

Publicada em 28/01/2020 às 15:57

O Prefeito Luiz Fernando Machado vistoriou, na manhã de terça-feira (28), o canteiro de obras para a reforma do prédio do Pronto Atendimento (PA) Retiro e da atual Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, atualmente em fase de implantação dos alicerces (fundações).

Prefeito vistoria UBS e o PA Retiro em obras para ampliação e alteração no fluxo de atendimento

Acompanhado por Tiago Texera, gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), o prefeito conversou com a população e explicou sobre as melhorias, a partir da ampliação do prédio em 15% e alteração no fluxo de entrada dos pacientes nos serviços. Com o conceito Nova UBS, o serviço da Atenção Básica ganhará os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’ para a humanizar e qualificar os atendimento prestado.

“Saúde é prioridade na nossa gestão. Em 2020 serão investidos R$ 14 milhões em infraestrutura dos equipamentos de Saúde e a Atenção Básica tem cuidado especial”, informou o prefeito. “Com as reformas e ampliações que serão promovidas neste ano, somadas às que já foram realizadas nos três anos anteriores, teremos quase 50% da rede renovada e com o conceito Nova UBS, primando pela humanização e acolhimento”, disse.

Ele também explicou que, no Retiro, a necessidade trazida pela população era para a separação dos fluxos de entrada dos pacientes e isso está sendo atendido com a ampliação do espaço em 15%, para maior conforto dos usuários.

O prefeito detalhou ainda o novo convênio com o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a oferta de 30 mil consultas com especialistas e mais 15 mil exames de imagens para eliminar a fila de espera existente na cidade.

Moradora no bairro há mais de 20 anos, Sônia Borges Fonseca não sabia da reforma que está sendo realizada. “O serviço da equipe desta unidade é uma beleza. Me atendem com muito carinho e atenção. Estou muito feliz em saber do próprio prefeito que aqui teremos novo espaço”, conta a mulher, que aproveitou para fazer uma foto com o gestor municipal.

O presidente da Associação de Moradores da Região do Retiro, Daniel Lemes acompanhou a vistoria. “Essa alteração foi uma demanda observada pelos moradores e levada à gestão, que prontamente nos atendeu. Os bairros que fazem parte do grande Retiro contam com três serviços de Saúde: UBS Guanabara, UBS Retiro e PA Retiro. Todos desempenhando serviços de qualidade para os moradores”, argumentou, lembrando que os moradores e comerciantes são atuantes e colaboram com as ações em prol da coletividade.

De acordo com o gestor da UGPS, o investimento no espaço é de R$ 731,5 mil (entre infraestrutura e equipamentos) ampliando a área construída dos atuais 657 metros² para 760 metros². “O ganho será em ambiência, já que melhorará o fluxo de atendimento e ampliará o conforto, separando os usuários do serviço de Atenção Básica de Urgência e Emergência. Ainda será construído um quiosque para a promoção das atividades integrativas”, detalhou.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/01/28/ubs-e-pa-retiro-passam-por-reforma-e-ampliacao/

Apoio