Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Como evitar que a sua conta no WhatsApp seja roubada?

Publicada em 07/02/2020 às 12:06

Os golpes que envolvem o roubo de contas do aplicativo de mensagens WhatsApp continuam a acontecer em 2020. Segundo pesquisa da empresa de segurança digital PSafe, mais de 8 milhões de pessoas já foram impactadas por clonagem de contas no app.

Para reaver a conta, o usuário precisa entrar em contato com o suporte técnico do WhatsApp via e-mail

Para evitar que isso aconteça, a melhor forma é ativar a função chamada “confirmação em duas etapas”. Para isso, é preciso abrir o aplicativo do WhatsApp; tocar no ícone de três pontos na lateral superior direita da interface; selecionar, em série, os itens “configurações”, “conta” e “confirmação em duas etapas”.

Ao chegar nesse ponto, você terá que configurar uma senha numérica, que será uma camada adicional de segurança para a sua conta. Ela será solicitada, de tempo em tempos, e, por isso, é bom não esquecê-la.

Como acontece o golpe

O roubo de contas no WhatsApp se dá pela forma como o aplicativo funciona. No primeiro acesso, ele envia para o usuário um SMS com um código, que precisa ser inserido para iniciar o acesso.

Usuários afetados por golpes relatam que o roubo de contas acontece quando esses números de confirmação são compartilhados com outras pessoas por telefone ou mensagem.

A partir desse ponto, quem roubou a conta pode configurar uma senha de confirmação em duas etapas, o que inviabiliza a recuperação da conta no curto prazo. Ou seja, não é, em termos práticos, uma falha de segurança. É um tipo de golpe – e é preciso cuidado para não cair nele.

Como recuperar a conta do WhatsApp

Para reaver a conta, o usuário precisa entrar em contato com o suporte técnico do WhatsApp via e-mail ( support@whatsapp.com) ou esperar sete dias de inatividade da sua conta, quando ele poderá fazer login apenas com o número de confirmação enviado via SMS. Você pode, também, conferir a página oficial do WhatsApp sobre roubo de contas.

(Fonte: Exame. Imagem: Reprodução Internet)


Leia mais NotíciasTecnologia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/02/07/como-evitar-que-a-sua-conta-no-whatsapp-seja-roubada/

Apoio