Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

38 mil estudantes voltam às aulas na segunda-feira (10)

Publicada em 09/02/2020 às 19:55

Nas 109 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) da Prefeitura de Jundiaí, a semana entre 10 a 14 de fevereiro marca o retorno às aulas dos 38 mil estudantes do Ensino Infantil e Fundamental. Com programação especial dedicada ao período de retomada após as férias de fim de ano, os conteúdos das atividades do Programa Escola Inovadora, da Unidade de Gestão de Educação (UGE), são de adaptação, tanto para pais quanto para as crianças, foco das ações da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças, à qual Jundiaí aderiu ainda no final de 2018.

Volta às aulas será na segunda-feira (10), em todas as 109 Escolas municipais de Educação Básica

“Como as crianças passaram por um período longe da sala de aula, ou entrarão pela primeira vez em uma unidade escolar, o início é especial, com horários reduzidos para facilitar a adaptação. Desta forma, tanto os pais, que estavam acostumados com os filhos em casa, como as crianças, gradativamente são inseridos no novo ano letivo, que trará mais saberes e desenvolvimento educacional para todos. Neste ano, com a inserção do Currículo Jundiaiense ao Programa Escola Inovadora, a cidade e suas características são partes integrantes da Educação de todas as crianças, juntamente com as aulas de inglês a partir dos 4 anos, as aulas de educação socioemocional, de educação financeira, robótica, a conscientização alimentar e a alimentação saudável atrelada às áreas de conhecimento oferecidas para nossas crianças”, detalha a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.

Ainda nas primeiras semanas do ano letivo, as Emebs receberão os kits contendo os uniformes escolares além dos kits de material escolar. De acordo com a gestora, que fez uma visita à confecção responsável pela produção do material, a entrega será realizada diretamente pela empresa às escolas. “A Educação de Jundiaí é destaque em qualidade, alcançando índices relevantes em âmbito nacional, sendo a 25ª cidade do Ranking Brasileiro de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) e a 10º no Estado. Esse diferencial é conquistado pelo empenho e qualidade da equipe. A distribuição de material e de uniforme é um complemento oferecido às crianças e às famílias”, argumenta.

Trânsito

Outro aspecto impactado a partir do retorno das aulas é o trânsito. Com o objetivo de conscientizar sobre as práticas adequadas para o transporte dos filhos, a UGMT desenvolve ação educativa em defronte as escolas municipais. “O objetivo é trazer aos pais e aos alunos as questões das vagas de vans, que devem ser usadas apenas por quem faz o transporte escolar, das filas duplas, que atrapalham a mobilidade de todos, e do uso do celular por parte dos motoristas. O grande foco é a redução dos acidentes de trânsito em Jundiaí”, finalizou Wlamir Costa, diretor de trânsito da UGMT.

Nesta semana, a personagem ‘Faixolita’ – representando a faixa de pedestres – circulará pelas escolas: EMEB José Romeiro Pereira (Vila Isabel Eber) – 10/02; EMEB Aparecido Garcia (Jardim Martins) – 11/02; EMEB José Leme do Prado (Jardim Esplanada) – 12/02; EMEB Geraldo Pinto Duarte Paes (Eloy Chaves) – 13/02 e EMEB Luiz Biela de Souza (Santa Gertrudes) – 14/02.

(Fonte/ Imagem: Assessoria de Imprensa PMJ)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/02/09/38-mil-estudantes-voltam-as-aulas-na-segunda-feira-10/

Apoio