Jundiaí está no ranking das melhores cidades do Brasil em qualidade de serviços
A Educação oferecida pela Prefeitura de Jundiaí, com o programa Escola Inovadora, ganha mais um reconhecimento nacional. Desta vez, o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pela consultoria Macroplan, coloca o Município na primeira colocação entre as 100 cidades brasileiras com mais de 273 mil habitantes avaliadas. No ranking geral, Jundiaí ficou na 5ª colocação, com a somatória dos 15 indicadores agrupados em quatro áreas essenciais – Saúde, Educação, Segurança e Saneamento & Sustentabilidade.
Com atenção voltada à qualificação dos serviços públicos em todas as áreas, o estudo evidencia os resultados da nova dinâmica de trabalho instituída pelo governo municipal.
“A prioridade em todas as áreas, em especial Saúde e Educação, é de não apenas providenciar recursos financeiros para investimentos, mas, principalmente, assegurar eficiência na prestação dos serviços entregues à população. É preciso ter resultado e boa avaliação por parte daqueles que usam os equipamentos públicos”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
A nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Ensino Fundamental I) de Jundiaí superou todas as cidades avaliadas, como São José dos Campos e São José do Rio Preto, Jundiaí também conquistou o quinto lugar entre os cinco melhores municípios no indicador “Matrícula em creche sobre o total de crianças a 0 a 3 anos”: 47,2%.
“Com o Programa Escola Inovadora, a Educação de Jundiaí desenvolve todo o potencial das crianças, oferece o Currículo Jundiaiense, as aulas de Robótica, a Educação Financeira e a Socioemocional, a alimentação saudável e as aulas de inglês a partir dos 4 anos. São diferenciais que resultam em alfabetização um ano antes do preconizado pelo Ministério da Educação (MEC)”, ressalta a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques.
A publicação também evidencia o papel preponderante da gestão municipal ao mencionar que as cidades líderes entre os melhores lugares para se viver, em geral, são as que conseguem conciliar geração de oportunidades com qualidade de vida. A 4ª edição completa do estudo “Desafios da Gestão Municipal” (DGM) está disponível neste link: http://www.desafiosdosmunicipios.com/.
(Prefeitura de Jundiaí)