Prefeitura recolhe 6 toneladas de lixo descartadas nas ruas após desfile de blocos
Nos três primeiros dias do Carnaval em Jundiaí (14, 15 e 16), cerca de seis toneladas de lixo foram recolhidas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (Ugisp) depois dos desfiles dos blocos carnavalescos. Essa quantidade equivale à coleta efetuada em um dia na Vila Hortolândia, com população estimada em 10,5 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Embora existam os contêineres, para que o lixo seja descartado de forma correta, resíduos foram jogados na ruas nos eventos dos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. Muitas vezes, inclusive, foi constatado lixo jogado a poucos metros do contêiner.
“Pedimos então que a população se conscientize sobre a importância do descarte correto de seu lixo. Mesmo ocorrendo a limpeza, esse material jogado nas vias pode ser levado pela chuva e acabar entupindo bocas de lobo, por onde escoam as águas pluviais, podendo causar alagamentos e transtornos aos munícipes”, solicitou Márcio Moraes, diretor do Departamento de Limpeza Pública de Jundiaí.
O trabalho da Ugisp será realizado também nos desfiles de blocos durante e depois do Carnaval, do dia 21 ao dia 25 de fevereiro e nos dias 29 de fevereiro e 1º de março e das escolas de samba da cidade (nos dias 22 e 25 de fevereiro.