Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Três livros para saborear, longe do barulho e da folia

Publicada em 21/02/2020 às 16:49

Os cinco dias de Carnaval são uma ótima oportunidade para colocar a leitura em dia. Mas é preciso lembrar que ler exige preparação – parar antes e pensar naquilo que se deseja ler. De posse do livro, da obra desejada, manter um diálogo interno em busca do foco, da motivação e de garantir que ela será lida com prazer e firmeza.

Claro, ler desse modo exige também um lugar e uma fisiologia adequados. Deitar não é posição de leitura. É posição para dormir. Ler exige disposição para gastar energia, fosfato, raciocínio, único meio de se fruir, degustar, saborear aquilo que é lido.

Sendo assim, uma primeira obra para se desfrutar no feriadão de Carnaval pode ser uma boa coletânea de contos brasileiros. “Os cem melhores contos brasileiros do século” (naturalmente do século 20), é um roteiro da ficção produzida no Brasil entre 1900 e o fim dos anos 90.

A antologia, organizada pelo professor Italo Moriconie, traduz as mudanças do país e as inquietações de várias gerações de brasileiros, em cem anos de produção literária. Uma delícia, de Machado de Assis a Dalton Trevisan ou de Clarice Lispector a Hilda Hilst.  (Editora Objetiva, 2009)

“Mais Esperto que o Diabo – O mistério revelado da liberdade e do sucesso” ficou inédito no Brasil por 75 anos. O autor – Napoleon Hill – consagrado, quebra o código secreto da mente do Diabo que se autodenomina “Sua Majestade” ao longo de uma entrevista. Está na lista dos mais vendidos em 2019.

Hill afirma que o propósito de sua obra é o de ajudar o ser humano a descobrir o seu real potencial, desvendando as armadilhas mentais que os homens e as mulheres criam para si mesmos, sabotando a sua própria liberdade e o seu próprio direito a uma vida cheia de desafios, alegria e liberdade.

Escrito em 1938, após uma das maiores crises econômicas do mundo, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, o livro é fonte de inspiração e coragem e um manual para todos que desejam uma vida de sucesso. (Citadel Grupo Editorial, RS, 2015)

Mais uma sugestão, para a lista, é “O conto da aia”, distopia escrita em 1985  pela canadense Margaret Atwood. O livro tornou-se um dos mais comentados em todo o mundo nos últimos meses de 2019, com posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países.

 

Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, a ficção futurista de Atwood é ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo. (Editora Rocco)

(Fonte/Imagem: Saraiva)

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/02/21/tres-livros-para-saborear-longe-do-barulho-e-da-folia-1/

Apoio