Invernada e chuvas intensas estavam previstas para o verão de 2020
Muita gente estranha o frio neste verão de 2020. Todavia, desde novembro especialistas em meteorologia já esperavam uma estação com muito mais chuva do que em 2019 e, portanto aumentando os riscos de enchentes e deslizamentos. E já lembravam que as chuvas bem acima da média, neste verão, trariam em algumas regiões do PaÃs, como Sudeste e Centro-Oeste, a chamada “invernada” – queda brusca de temperatura.
As previsões começaram com a análise do comportamento das águas do PacÃfico no clima e concluÃram que no Brasil, a temperatura das águas do Atlântico Sul, que banha toda a costa leste do PaÃs teria mais importância. Na ocasião, identificaram a possibilidade de muitas áreas de instabilidade sobre o Sudeste, com possÃvel formação de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS*), resultando em muita chuva e temperaturas abaixo do normal.
A análise apontava para chuvas bem acima do normal em janeiro e fevereiro deste ano, para a maioria das áreas do Sudeste brasileiro, além da formação das ZCAS.
* ZCAS são faixas de nebulosidade de orientação noroeste/sudeste que se estendem desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul, identificáveis por imagens de satélite.
(Fontes: Climatempo; Fundação Joaquim Nabuco; Terra. Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)