Planeta quase do tamanho de Netuno é descoberto próximo da Terra
Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, anunciaram a descoberta de um planeta duas vezes maior que a Terra, o segundo mais próximo encontrado utilizando o método de detecção de trânsito, localizado a 90 anos-luz de distância.
O planeta intitulado G 9-40b foi originalmente descoberto por astrônomos em 2019, utilizando o observatório espacial Kepler, enquanto transitava em frente à sua estrela, mas só teve a sua natureza confirmada agora, depois de análises realizadas por cientistas da Penn State, publicadas em um estudo no The Astronomical Journal.
De acordo com os responsáveis pela descoberta, o novo exoplaneta ainda não tem medidas oficialmente definidas. Eles acreditam que o tamanho seja pelo menos duas vezes maior que o do nosso planeta natal, mas menor que o de Netuno. Além disso, especula-se que apresente uma massa 12 vezes inferior à da Terra.
Os estudos também revelaram que a estrela orbitada pelo G 9-40b a cada 5 dias e 17 horas fica a 5,7 milhões de quilômetros de distância dele, algo em torno de 25 vezes menor que a proximidade entre a Terra e o Sol. Esta estrela é considerada relativamente fria, pois apresenta uma temperatura superficial de 3.100 graus, inferior aos 5.500 graus registrados na superfÃcie solar.
Fonte: Tecmundo. Imagem: The Cosmic Companion/Reprodução)