Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Brasil registra mais de 400 casos suspeitos de Coronavírus

Publicada em 03/03/2020 às 11:46

Após mudança no método de contabilização, subiu para 433 o número de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, informou hoje o Ministério da Saúde. Ontem, a pasta confirmou o segundo caso de COVID-19 no Brasil — os dois pacientes foram diagnosticados em São Paulo após viagens à Itália.

São Paulo lidera o número de casos suspeitos, com 163 pacientes

Nos últimos dias, o número de casos suspeitos, que era de 207 no sábado (29) e de 255 no domingo (1º), disparou. Ao mesmo tempo, foram descartados 162 casos.

São Paulo lidera o número de casos suspeitos, com 163 pacientes, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 73. Os dois casos confirmados no país foram em São Paulo; o primeiro de um homem de 61 anos, morador da capital e que viajou à Itália a trabalho.

O segundo caso foi confirmado no último sábado, após atendimento no Hospital Albert Einstein, também em São Paulo. Ele tem 32 anos, é funcionário da XP Investimentos e voltou de Milão um dia antes de ser diagnosticado. Ele fez a viagem junto a sua mulher, que não apresenta sintomas. Os dois estão em isolamento domiciliar.

A mudança na metodologia

No último sábado (29), o ministério afirmou que adotaria um “novo fluxo de consolidação” dos casos. Funcionários do ministério da Saúde passaram a treinar os estados para consolidar casos suspeitos e repassar ao governo federal. Antes, o ministério da Saúde reanalisava todas as notificações.

Dessa forma, agora a responsabilidade sobre a análise de casos suspeitos de COVID-19 é das secretarias estaduais. “As notificações nascem lá da unidade de saúde, seja uma UPA, seja uma UBS. É o médico ou a enfermeira que notificam. Então agora, cada secretaria foi capacitada e eles nos mandam e nós assumimos os números deles. E vamos fazendo, a posteriori, a revisão aqui no nível central”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

São considerados suspeitos os casos de pacientes que apresentem algum sintoma gripal e febre, e que estiveram nos últimos 14 dias em algum dos países com transmissão de coronavírus (no momento, 16 nações estão na lista do ministério da Saúde).

Prevenção

O ministério da Saúde elencou seis medidas para prevenção em relação ao novo coronavírus no Brasil:

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou respirar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;
  • Evite tocar olhos, nariz, e boca com as mãos não lavadas; ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

(Fonte: Uol/Imagem: Roberto Casimiro)


Leia mais DestaqueNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/03/03/brasil-registra-mais-de-400-casos-suspeitos-de-coronavirus/

Apoio