Governo vai antecipar metade do 13º de aposentados e pensionistas
O governo anunciou na quinta-feira (12) à noite algumas medidas para tentar conter os danos econômicos do novo coronavÃrus. Uma delas é antecipar para abril o pagamento de R$ 23 bilhões referentes à primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS.
Outra medida anunciada pelo grupo de monitoramento dos impactos econômicos da pandemia de coronavÃrus, grupo criado pelo Ministério da Economia, é a suspensão por 120 dias da realização da prova de vida dos beneficiários do INSS.
O grupo de monitoramento também anunciou que vai propor ao Conselho Nacional da Previdência Social a redução do teto dos juros dos empréstimos consignados em favor dos beneficiários do INSS e também a ampliação do prazo máximo das operações. Essa será uma proposta que deverá ser encaminhada ao Congresso e pode ser ampliada. Hoje, o beneficiário pode comprometer com empréstimos até 30% de seu salário.
Está também em estudo a possibilidade de liberar novos saques imediatos do FGTS. São aqueles saques de até 998 reais que começaram a ser liberados 2019 e terminam agora dia 31.
Da área da saúde ficou decidido que o grupo, junto com o Ministério da Saúde, vai definir a lista de produtos médicos e hospitalares importados que vão te preferência tarifária. Isso para garantir o abastecimento das unidades de saúde do paÃs. Também serão tomadas medidas para priorizar o desembaraço aduaneiro de produtos médicos-hospitalares.
Já no âmbito da gestão pública, o governo deve publicar uma Instrução Normativa com recomendações relacionadas ao funcionamento do serviço público federal durante esse perÃodo de avanço das infecções pelo novo coronavÃrus, como por exemplo, o teletrabalho.
(Fonte: Agência Brasil/ Imagem: Reprodução)